89/2011
Eduardo Tude
A queda no preço por minuto do celular pré-pago está levando a uma utilização cada vez menor dos TUPs (orelhões).
A receita mensal por TUP da Oi, que era R$ 85 em 2009 caiu para R$ 34 no 2º trimestre de 2011 (2T11).
Os orelhões ainda cumprem um papel na sociedade, mas é importante discutir o seu futuro, afinal ele ocupa um espaço público.
A tentativa da Oi de colocar um orelhão multimídia em Ipanema com acesso WiFi gratuito provocou uma reação negativa na população que achou que os novos orelhões eram feios e ocupavam demasiado espaço na calçada.
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Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.
Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).
Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).
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