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3/2012

Vivo, Balanço Huawei da Banda Larga, Smartphones no Brasil, Oi e TV por Assinatura

Eduardo Tude

O crescimento do celular em fevereiro, liderado pela Vivo, foi o destaque da semana. A Vivo não parece estar disposta a perder a liderança no mercado pré-pago para a TIM.

 


Esta semana tivemos a divulgação do Balanço Huawei da Banda Larga, preparado pela Teleco, e que mostrou o crescimento da Banda Larga móvel no Brasil tanto em cobertura como em acessos.

 

 A Teleco realizou também o seu workshop trimestral onde avaliou o desempenho do mercado e das operadoras em 2011 e discutiu as tendências para 2012.

 

Smartphones

 


Foram vendidos 9 milhões de smartphones nos mercado brasileiro em 2011, segundo o IDC, crescimento de 84% em relação aos 4,8 milhões vendidos em 2010. A Teleco estima que foram vendidos 73,8 milhões de telefones celulares no Brasil em 2011, ou seja, eram smartphones 12,2% dos telefones celulares vendidos no Brasil em 2011. A participação dos smartphones nas vendas mundiais foi de 31,4%.

 


Chamadas fixo-móvel

 


O Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu favoravelmente à Oi na questão da redução do preço das chamadas fixo-móvel. A Anatel havia aprovado uma redução das tarifas para estas chamadas acompanhadas de uma redução das tarifas de interconexão pagos às operadoras de celular (VUM). A Anatel vai recorrer ao STJ. A queda nas tarifas de interconexão das operadoras de celular é uma tendência mundial adotada pela Comunidade Europeia e órgãos reguladores de vários países. Ela ajuda a diminuir os preços das chamadas fixo-móvel e entre celulares de operadoras diferentes.

 

TV por Assinatura

 

A Anatel divulgou também o crescimento da TV por Assinatura. O Brasil terminou fevereiro com 13,3 milhões de acessos. Das adições líquidas de 266 mil acesso no mês, 208 mil são de TV por satélite (DTH). O DTH já responde por 56% do total de acessos de TV por Assinatura no Brasil.

 


A Anatel aprovou também o novo regulamento para o serviço de TV por Assinatura, agora denominado Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), baseado na Lei 12.485/2011. A principal modificação em relação ao documento colocado em consulta pública foi à exclusão das obrigatoriedades de cobertura de serviço por parte das prestadoras. Agora qualquer operadora poderá solicitar uma licença de TV por Assinatura nacional e prestar o serviço onde desejar, a exemplo do que ocorre na telefonia fixa e no SCM. Com o regulamento aprovado a Anatel vai poder iniciar a outorga das novas autorizações.

 


A operadoras estão se preparando para este cenário. A Oi, por exemplo, lançou um pacote promocional OiTV por R$ 29,90 mensais.



 

 

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Eduardo Tude

Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.

Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).

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