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5/2016

Celular Março, Resultados 1T16: Vivo, Claro, Sky, América Móvil e Telefônica

Eduardo Tude

Celular em março: TIM lidera crescimento no trimestre


A TIM liderou o crescimento do celular no trimestre, com adições líquidas de 1 milhão de celulares, apesar de ter apresentado adições líquidas negativas no mês de março (-51 mil).


A Vivo liderou em adições líquidas em março (12 mil) e apresentou adições líquidas positivas (+2,2 mil) no trimestre.


Claro, Oi e Nextel apresentaram adições líquidas negativas no mês e no trimestre. A Claro de -690 mil  e a Oi de -312 mil no 1T16.


A Claro liderou em adições líquidas de pós-pago no mês (38 mil) e no trimestre (219 mil).


 

Celular em março: 4G continua crescendo


O Pré-pago voltou a apresentar adições líquidas negativas em março (-316 mil) totalizando uma perda de 448 mil pré-pagos no 1T16. O pós-pago apresentou adições líquidas de 444 mil no trimestre o que levou a uma perda de 4 mil celulares no total Brasil.


4G manteve seu ritmo de crescimento com 2,3 milhões de adições líquidas no mês e 7,1 milhões no trimestre. As demais tecnologias continuam perdendo celulares, sendo que 3G apresentou adições líquidas de -3,6 milhões de celulares no trimestre e 2G de -3,3 milhões.


Já são 32,5 milhões de celulares 4G que representam 13,2% da base de aparelhos celulares ativos no Brasil no 1T16. A participação de 2G era de 25,5% e a de 3G de 59,1%.


 

Resultados 1T16: Vivo


A Vivo continua crescendo, embora a um ritmo menor devido à crise econômica.


Na comparação do 1T16 com o 1T15:

  • A receita líquida de serviços da Vivo cresceu 1,0%, sendo 0,4% no móvel e 2,0% no fixo.
  • O ARPU móvel cresceu 10,9% e dados representaram 51,5% da receita de serviços no 1T16.
  • A margem EBITDA recorrente cresceu de 29,5% para 31,4%.
  • O Lucro cresceu de R$ 436 milhões para R$ 1,2 bilhões.
  • Os investimentos foram 15,3% menores.

 

A Vivo apresentou adições líquidas de 97 mil acessos banda larga fixa e perda de 81 mil telefones fixos no trimestre. A base de TV por assinatura se manteve estável.


No celular, a Vivo apresentou adições líquidas de 185 mil pós-pagos e de -182 mil pré-pagos.


Resultados 1T16: Claro


A Claro continua tendo um desempenho melhor no segmento fixo (Embratel/Net) do que no móvel.

Na comparação do 1T16 com o 1T15:

  • A receita líquida da Claro caiu -0,7%, sendo -7,9% no móvel e 3,5% no fixo.
  • O ARPU móvel permaneceu o mesmo (R$ 14,0).
  • A margem EBITDA cresceu de 25,8% para 26,3%.

No celular, a Claro apresentou adições líquidas de 217 mil pós-pagos e de -906 mil pré-pagos no trimestre.

 

Resultados 1T16: Sky


Na comparação do 1T16 com o 1T15 a receita líquida da Sky apresentou queda de 16,4% e a base de assinantes queda de 6,0%.


A operadora perdeu 102 mil assinantes no 1T16.


 

Resultados Globais 1T16: América Móvil x Telefonica


Telefonica (TEF) x América Móvil (AMX) no 1T16:

  • Receita líquida (bilhões de euros): 12,6 (TEF) e 11,1 (AMX)
  • Margem EBITDA: 31,2% (TEF) e 27,7% (AMX)
  • Capex (bilhões de euros): 2,1 (TEF) e 1,3 (AMX)

Na comparação do 1T16 com o 1T15:

  • A receita líquida da América Móvil cresceu 1,4% em Pesos Mex, sendo 1,3% no móvel e 2,1% no fixo (Tel/BL).
  • A receita líquida da Telefônica cresceu 3,4% (Orgânica), sendo 1,3% no móvel e 2,1% no fixo (Tel/BL).
  • A margem EBITDA da AMX caiu de 31,0% para 27,7%, devido ao aumento da competição no México. Na Telefônica este indicador cresceu de 30,6% para 31,2% (orgânico).

Nota: Orgânico não considera variações na taxa de cambio.

A base de celulares da América Móvil e da Telefônica apresentaram crescimento negativo no trimestre (-0,6%e -2,3%). As maiores perdas da América Móvil ocorreram no Brasil, Colômbia e México.

 

Oi


As ações da Oi apresentaram alta de 11,1% (ON) e 16,1% (PN) na semana, após a Oi anunciar que iniciou a negociação com a Moelis & Company, empresa que assessora um grupo de detentores de títulos da sua dívida visando uma potencial reestruturação de suas dívidas.


Desligamento da TV analógica


O MiniCom divulgou a lista das 349 cidades que terão a TV analógica desligadas até o final de 2017. Entre elas estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.


 

Smartphones no mundo (1T16)


Samsung (-0,6%) e Apple (-16,3%) venderam menos smartphones no 1T16 do que no 1T15. Já a Huawei (3ª colocada em Market share) apresentou um crescimento de 58% em suas vendas neste período.


 

Consumo de Dados


Na Austrália, o tráfego de dados cresceu 40% nas redes fixas e 35% nas redes móveis (2015).


No Brasil, o Facebook é responsável por 24% do tráfego de dados da Nextel. Redes sociais e vídeo streaming (YouTube) correspondem a 55% do tráfego de dados da operadora, mais que a navegação em sites (web browsing). Os aplicativos de troca de mensagens instantâneas utilizam 9,5%, com destaque para o WhatsApp (8,7%).



Resultados 1T16: Facebook e Twitter


Na comparação do 1T16 com o 1T15, a receita líquida do Facebook cresceu 51,9% e a do Twitter 36,4%.


 

 

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Eduardo Tude

Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.

Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).

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