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5/2020

Acessos, Claro e mais resultados 1T20, 5G e outros destaques

Eduardo Tude

 

O setor de telecomunicações teve uma semana cheia de acontecimentos com a divulgação de resultados do 1T20, relatórios e resultados de pesquisa. Prova de que o setor está conseguindo enfrentar as dificuldades impostas pelo Covid-19 e se manter produtivo.

 

Acessos no 1T20

 

  • Dados preliminares da Anatel indicam que a BL Fixa (33,0 milhões de acessos) ultrapassou a Telefonia Fixa (32,7 milhões).
  • A quantidade de acessos da BL Fixa deve ser maior que o reportado pela Anatel. A BL Fixa apresentou perdas de 151 mil acessos em março, devido ao fato de que muitas prestadoras não reportaram seus acessos no mês, devido provavelmente a sobrecarga de trabalho resultante do Covid-19.
  • A Telefonia Fixa perdeu 857 mil assinantes no trimestre e a TV por assinatura 408 mil.
  • No móvel, as perdas de 2,7 milhões do pré-pago no trimestre, foram compensadas parcialmente pela migração de 1,2 milhões destes pré-pagos para o pós-pago e pelas adições líquidas de 1,1 milhões de terminais M2M.

 

Claro e América Móvil no 1T20

 

  • A Claro apresentou seus resultados para o 1T20 incorporando, pela primeira vez, a Nextel. A operadora apresentou um crescimento expressivo na receita líquida do móvel no 1T20 (13,1%), quando comparada ao 1T19 (proforma com Nextel). A receita do fixo continuou encolhendo (-3,4%), apesar do crescimento de 10,6% na receita da BL fixa.
  • A América Móvil apresentou também bons resultados no 1T20 com crescimento anual de 3,2% da receita, mas teve um prejuízo de US$ 1,21 bilhão devido a perdas cambiais com a desvalorização de 25% do peso mexicano.
  • O impacto Covid-19 nos resultados da America Móvil foi pequeno no 1T19, mas pode ser maior no próximo trimestre. Ele tem afetado a receita de aparelhos e as novas ativações no pré-pago. Pode gerar também inadimplência. O Capex de US$ 8,5 bilhões orçado para 2020 pode sofrer uma redução de até 20%.

 

Resultados 1T20

 

Na comparação do 1T20 com o 1T19, a receita das OTTs cresceu:

  • +27,6% na Netflix
  • +26,4% na Amazon
  • +17,6% no Facebook
  • +14,6% na Microsoft
  • +13,3% no Google
  • +2,6% no Twitter

Na comparação do 1T20 com o 1T19, a receita de fornecedores de smartphones cresceu:

  • +5,6% na Samsung
  • +5,0% na Qualcomm
  • +0,5% na Apple
  • -1,3% na LG 1T20

Na comparação do 1T20 com o 1T19, a receita de Vendors cresceu:

  • +1,4% na Huawei
  • +1,7% na Ericsson (US$)
  • -2,4% na Nokia

Na comparação do 1T20 com o 1T19, a receita de operadoras cresceu:

  • +3,2% América Móvil
  • +1,0% na Orange
  • -0,9% na Comcast
  • -1,6% na Verizon
  • -2,4% na AT&T

 

 

5G

 

  • Segundo a Strategy Analytics, foram vendidos 24,1 milhões de smartphones 5G no 1T20, mais que em todo o ano de 2019 (18,7 milhões). As vendas foram puxadas pela China, seguida pela Coréia do Sul, EUA e Europa.
  • A Samsung (8,3 milhões) e a Huawei (8,0 milhões) lideraram as vendas, seguidas pela Vivo (2,9 milhões), Xiaomi (2,5 milhões) e Oppo (1,2 milhões).
  • China Unicom e China Telecom anunciaram os fornecedores de suas redes 5G, sendo que Huawei e ZTE ficarão com 35,9% do valor cada, a Ericsson com 17,9% e a Datang com 10,3%.
  • A Teleco publica esta semana a contribuição da Telcomp para a consulta pública do edital de frequências para 5G das principais entidades do setor na seção “Em Debate”.

 

Relatórios Anatel, PERT, PNAD e TIC Empresas

 

A Anatel publicou seu Relatório Anual de Gestão e uma atualização do PERT, com os seguintes destaques:

  • A cobertura móvel 4G alcança 35,9% do total de 75.581 km de rodovias federais.
  • Em 2.744 distritos, de um total de 4.623 distritos não sede de município existentes do Brasil, existe, pelo menos, uma ERB.
  • 50% dos domicílios nos municípios com backhaul de fibra têm BL fixa, enquanto nos municípios sem backhaul de fibra esta penetração é de cerca de 11%.

 

A pesquisa do IBGE (PNAD) mostra que em 2018:

  • 4,8 milhões dos domicílios brasileiros assistiam TV somente com antena parabólica.
  • 74,7% da população com 10 anos ou mais era usuária de internet (135,9 milhões).
  • 80,7% da população com 10 anos ou mais possuíam telefone celular para uso pessoal.

A pesquisa TIC empresas 2019, mostra que 98% das empresas brasileiras possuem acesso a internet, sendo que 67% com fibra.

 

Oi

 

  • A Oi realizou suas assembleias gerais ordinária e extraordinária, aprovando, entre outros pontos, o balanço patrimonial, as demonstrações financeiras de 2019 e a remuneração dos administradores.
  • As ações ON da Oi apresentaram valorização de 3,3% na semana e as ações PN de 2,0%.

 

Outros destaques

 

  • A Anatel aprovou a consulta pública do novo Regulamento de Numeração que propõe as operadoras de SCM utilizem o plano de numeração do STFC e que os dispositivos M2M que se conectem a apenas uma operadora (não necessitam de roaming nem interconexão) não utilizem numeração pública. Propõe ainda o fim do Código de Seleção de Prestadora (CSP) ao final da concessão do STFC.
  • A Vivo ativou sua rede de fibra (FTTH) em mais duas cidades: Cabo Frio e Rio das Ostras no Rio de Janeiro.
  • A Anatel aprovou a conversão de uma multa de R$ 8 milhões da Claro em obrigação de levar 4G a 13 distritos não sedes onde a prestadora não oferece o serviço.
  • A Anatel aprovou o acordo de RAN Sharing (compartilhamento da rede móvel) entre a TIM e a Vivo.
  • A Vivo comunicou aos clientes da MVNO da Assembleia de Deus (Mais AD) que a parceria entre as duas operadoras foi encerrada em 5 de abril. A Mais AD teria 9 mil clientes, mas segundo a Vivo eram 1,6 mil usuários ativos.
  • Existe uma disputa de valores a serem pagos entre as duas operadoras, que será arbitrada pela Anatel.
  • Foi publicada a Medida Provisória que prorroga a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para 3 de maio de 2021.  Foi mantida, no entanto, a data de agosto de 2020 para a criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD) e do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPDPP).
  • O UOL lançou sua plataforma de streaming (UOL Play) em parceria com a Watch Brasil.
  • A Telefónica pretende processar a Millicom por ter desistido de comprar as operações da Telefónica na Costa Rica.
  • No 1T20, 76% das residências dos EUA assinavam serviços de streaming de OTTs, mais que as 73% das residências que tinham TV por assinatura. (Parks Associates)

 

Próximos eventos

 

  • Resultados da TIM (05/05) e da Vivo (06/05).

 

 

 

Veja também

‣ Resultados 2024 e mais destaques

‣ Acessos Anatel 2024 e mais destaques

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Eduardo Tude

Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.

Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).

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