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10/2020

Valor de mercado, Oi, 5G, Claro e mais destaques

Eduardo Tude

 

Valor de Mercado

 

  • A Telefônica (-21%) e a TIM (-17%) perderam valor de mercado nos primeiros 9 meses de 2020, a exemplo do que aconteceu com outras operadoras no mundo. A AT&T, por exemplo, apresentou uma queda de 37% no seu valor de mercado neste período.
  • Na América Móvil a queda foi de 29%, na Telefônica de 70% e na Telecom Itália de 45%.
  • A Oi, por sua vez, dobrou o seu valor de mercado, impulsionado pelos ajustes feitos no plano de recuperação judicial.

 

Oi

 

  • A Oi pretende reduzir sua força de trabalho em cerca de 2 mil profissionais (15% do total) através de um plano de demissão voluntária (PDV).
  • A Oi marcou para 16 de outubro a assembleia geral extraordinária, que teve de ser cancelada por falta de quórum. Na pauta a reeleição dos atuais membros do conselho.
  • As ações ON da Oi apresentaram valorização de 1,2% na semana e as PN perdas de 1,3%.

 

5G

 

  • A Oi irá implantar uma rede piloto 5G na cidade de Brasília (DF) utilizando a faixa de 2,1 GHz. A Huawei será o fornecedor da rede.
  • A Procuradoria Federal Especializada aprovou a proposta da área técnica para o leilão de espectro 5G. A proposta prevê a licitação de 5 blocos de 80 MHz na faixa de 3,5 GHz e que mais de 90% dos valores da venda de espectro sejam convertidos em compromissos de cobertura.
  • A TIM, o Telecom InfraProject (TIP) e o Inatel irão realizar conjuntamente testes de fornecedores para OpenRAN.

 

Claro

 

  • A Claro passou a adotar a marca Claro nxt para os clientes da Nextel.
  • A Claro iniciou a comercialização do Claro Box TV, serviço de streaming de canais abertos, obrigatórios e outros conteúdos de TV ou aplicativos, como Netflix. Também é possível alugar um filme ou conteúdo disponível na plataforma de VOD do NOW.
  • A Anatel prorrogou para 31 de agosto de 2021 o prazo para entrada em operação do satélite Star One D2 da Claro.

 

Mais destaques

 

  • A Telebrás e a RNP assinaram um termo de cooperação técnica para integrar suas redes visando à realização de políticas públicas de telecomunicações e atividades de desenvolvimento, ensino e pesquisa.
  • A TIM lançou um Market Place de soluções para IoT, que deve reunir ofertas para os segmentos de indústria 4.0, agronegócio, cidades inteligentes e utilities.
  • 91% dos internautas brasileiros já compraram alguma mercadoria através de um aplicativo ou site no smartphone. (Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil)
  • A Seaborn irá fazer uma derivação para Recife em seu cabo submarino que liga Nova York a São Paulo.
  • A AT&T vai deixar de aceitar novos pedidos de acessos BL fixa em DSL a partir de 1º de outubro. Os clientes existentes poderão manter este serviço ou mudar para a fibra.

 

 

 

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Eduardo Tude

Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.

Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).

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