1812/2007
Eduardo Tude
A estratégia da Nextel neste leilão ainda não está totalmente clara. Apesar dos lances agressivos ela pode terminar o leilão sem arrematar nenhuma área, servindo apenas de instrumento para aumentar o ágio pago pelas outras operadoras. Neste caso, ela seria séria concorrente para a outra faixa de freqüência de 3G em todo o Brasil a ser licitada pela Anatel em 2008.
A Nextel do Brasil tem 1,2 milhões de clientes e faz parte da Nextel Internacional (NII) empresa que se separou da nextel dos Estados Unidos quando ela foi adquirida pela Sprint.
A NII atua no México, Brasil, Argentina e Peru e possui 4,4 milhões de clientes.
A tecnologia da Nextel (IDEN) está sendo descontinuada e o caminho da operadora é adotar tecnologias de celular de 3ª Geração. Faz sentido, portanto a participação na Nextel do leilão de 3G no Brasil. A implantação de uma rede 3G no Brasil exigirá, no entanto, pesados investimentos e ainda não está claro aonde a Nextel irá buscar estes recursos.
‣ MVNO Nation, Resultados 3T25 e mais destaques
‣ Vivo x Claro, MVNO e BL no 3T25 e mais destaques
‣ BL Fixa, RAN Sharing e mais destaques
‣ MVNOs, Claro 3T25 e mais destaques
‣ Vendors, 5G, Claro e mais destaques
Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.
Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).
Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).
Histórico
2025
- Novembro
- Outubro
- Setembro
- Agosto
- Julho
- Junho
- Maio
- Abril
- Março
- Fevereiro
- Janeiro
2024
- Dezembro
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006