5
12/2010

A venda de telefones celulares no mercado brasileiro deve ser 10% maior que em 2009

Eduardo Tude

A produção de telefones celulares no Brasil em 2010 deve ser próxima à de 2009. N a comparação com 2009, o IBGE apontou um crescimento 7% no 1º semestre de 2010 e uma queda de 3,8% no 3T10 e 22,3% em Out/10.

Apesar da produção não crescer, a venda de telefones celulares no mercado brasileiro deve ser cerca de 10% superior à de 2009.

No acumulado de Jan-Out/10 o Brasil exportou -2,2 milhões de telefones celulares que em igual período de 2009 e importou 2,3 milhões de telefones celulares a mais que em 2009. Ou seja, se a produção neste período tiver sido semelhante, o mercado brasileiro teria absorvido 4,5 milhões de telefones celulares a mais que em 2009. O Teleco estima em 51 milhões a venda de telefones celulares no mercado brasileiro em 2009.

As adições líquidas de celulares nos primeiros 10 meses de 2010 foram 3,1 milhões de celulares superiores às de igual período de 2009.

 

 

Veja também

‣ Resultados Claro e TIM, MWC 2025 e mais destaques.

‣ Resultados 2024 e mais destaques

‣ Acessos Anatel 2024 e mais destaques

‣ Redes Privativas, 5G, Tecpar e mais

‣ Redes Privativas crescem 68% em 2024

Eduardo Tude

Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.

Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).

Histórico

2025

2024

2023

2022

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006