29/12/07

Sábado, 18 de Setembro de 2010

  • por Especialista as 13h39

Porque as operadoras limitam velocidade e tráfego de dados em suas redes?

 As redes HSPA podem chegar a velocidades de pico de 7 a 21 MBps (HSPA+) mas a estratégia das operadoras tem sido de oferecer ao usuário uma velocidade mais baixa. No Brasil cerca de 1 Mbps.

Isto ocorre porque, ao contrário do que acontece na banda larga fixa, esta velocidade mais alta é compartilhada por vários usuários que estão sendo atendidos por um dos 3 setores da ERB (cell site).

Por exemplo, é como você tivesse uma lanhouse com um acesso a internet de 7 Mbps para atender simultaneamente a 30 usuários.

As operadoras utilizam esta maior velocidade para aumentar a capacidade da rede e não a velocidade individual de cada usuário.

Como forma de educar o usuário e reduzir expectativas, a velocidade para cada usuário é limitada a um determinado valor, mesmo que a rede naquele momento tenha capacidade de oferecer mais.

A velocidade para o usuário deve aumentar com o tempo, a medida que a rede for evoluindo com novas tecnologias e o backhaul passe a ter mais capacidade,

Esta foi uma das questões encaminhadas ao Blog. Em breve estaremos respondendo as demais.

  • J. R. Smolka em 9/22/2010 10:02:59 AM

É verdade que a banda máxima teórica por setor das node-bs tem que ser compartilhada pelos usuários ativos simultaneamente naquele setor, mas ainda existe mais um fator que fez que as operaodras impusessem um "data cap" no serviço de dados: a maioria das node-bs não tem banda de backhaul suficiente para suportar o tráfego total de voz e dados em HMM. Então, para preservar a receita de voz, limitou-se a banda máxima por usuário.


  • Gilberto Almeida em 9/19/2010 7:28:35 PM

Educar? Hahaha Na minha terra isso teria outro nome.



 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Quem vai liderar o crescimento do celular no Natal?

  Brisanet
  Vivo
  TIM
  Unifique
  Claro
  Algar

EVENTOS

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI