29/12/07
Ocorreu esta semana um “frisson” entre muitos analistas nos Estados Unidos que se colocaram a seguinte questão: Existe espaço para um terceiro sistema operacional para Smartphone?
O Android com 52,5% de market share das vendas no 3T11 e o iPhone (15%) são considerados os dois principais Sistemas Operacionais do mercado. O Blackberry (11%) é visto como um player de nicho que irá manter seu market share, mas não disputará a liderança do mercado.
A questão foi motivada pelo lançamento do Smartphone Lumia pela Nokia que utiliza o Windows como Sistema Operacional.
Com um produto muito bem avaliado e reconhecido como um Smartphone em condições de competir em pé de igualdade com os melhores disponíveis no mercado ( iPhone, Galaxy , Blackberry...), a questão para a Nokia passa a ser: Existe espaço para um terceiro sistema operacional (o Windows) disputar a liderança do mercado com o Android e o iPhone?
Há um ano a minha resposta em relação ao Windows era não, mas com a adesão da Nokia e a compra da Motorola pelo Google, passei a acreditar que sim.
Um sistema operacional define um ecossistema que evolve fornecedores dos aparelhos (hardware) e desenvolvedores de aplicativos. Do ponto de vista de usuários define um jeito de fazer as coisas no Smartphone, o que evolve navegação e utilização de certos aplicativos. A mudança de ecossistema exige um esforço do usuário, que terá de aprender este jeito novo de utilizar o Smartphone. Além disto, o usuário tende a se tornar um fã ardoroso do seu ecossistema.
No PC o espaço ficou reduzido a um Sistema Operacional (Windows) que se tornou o padrão. O Mac se tornou um nicho de mercado. Note-se, no entanto que o Windows conseguiu se tornar o padrão para o mercado de PCs por conseguir abrigar em seu ecossistema qualquer vendor.
Na minha visão, Apple e RIM continuarão tendo uma parcela significativa do mercado, mas nunca serão o padrão do mercado, porque os seus ecossistemas não são multivendor.
Já o Android nasceu como um sistema multivendor e conseguiu se estabelecer rapidamente como líder de mercado. Mas, com a compra da Motorola pelo Google o Android pode perder a sua neutralidade em relação aos fabricantes de hardware de Smartphones, abrindo espaço para que outros fabricantes que não possuem Sistema Operacional como Samsung, LG e HTC passem a dotar também o Windows.
O Windows conta ainda com um mercado que está em expansão e a simpatia das operadoras de celular que não querem ficar refém de ecossistemas dominados fortemente pela Apple ou pelo Google.
Não se deve esperar, no entanto, grandes mudanças no curto prazo. O Windows precisará de tempo para se firmar como uma alternativa.
Em Enquete realizada pela Teleco esta semana, 6% apontaram o Windows como o Sistema Operacional do seu próximo Smartphone. A liderança ficou com o Android (53%), seguido pelo iPhone (22%) e Blackberry (9%).
Comentários
Nome:
E-mail:
Comentário:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares