29/12/07
A Anatel coloca em consulta pública a partir desta segunda o edital da licitação das frequências de 2,5 GHz para o LTE.
A proposta é licitar autorizações nacionais de:
- 3 faixas com banda de 20 Mhz (W, V e X). - 1 faixa com banda de 10 Mhz (P).
A faixa P deve despertar menor interesse, pois 20 MHz é a banda mínima para o LTE começar a ser vantajoso em relação ao HSPA+.
Quem adquirir estas faixas terá de atender a compromissos de cobertura e de participação da produção e tecnologia nacionais nos investimentos (50% os bens e produtos produzidos no Brasil e 10% com tecnologia nacional).
Além disto, as operadoras que adquirirem as 3 faixas com banda de 20MHz terão também de ficar com a faixa de 450 MHz e atender os seus compromissos de atendimento. Isto só não acontecerá se surgir um interessado para esta faixa de frequências.
Os compromissos e devem gerar uma forte reação das operadoras que terão de avaliar a sua participação dentro destas condições. Algumas faixas podem ficar sem candidatos. A TIM, por exemplo, dificilmente participará do leilão nestas condições.
A Anatel irá licitar também 1 faixa de 35 MHz para operação TDD que não dificilmente terá candidatos.
Mais detalhes no Teleco
Enquanto isto, a UIT aprovou esta semana a especificação do IMT- Advanced (4G), confirmando que o "LTE-Advanced" e o "WirelessMAN-Advanced" podem receber oficialmente esta designação.
Comentários
Nome:
E-mail:
Comentário:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares