29/12/07

Sábado, 7 de Abril de 2012

  • por Especialista as 19h29

HSPA+ e LTE (4G) podem ajudar a melhorar a qualidade da banda larga móvel no Brasil?

 Uma das críticas mais frequentes à banda larga móvel no Brasil refere-se à oscilação da velocidade e quedas de conexão. Em geral elas são fruto do congestionamento da rede na região ou de problemas de cobertura quando o consumidor está se movimentando.

 

Tanto o HSPA+ quanto o LTE (4G) permitirão às operadoras ganhar capacidade na rede e oferecer velocidades mais altas para o consumidor que possuir um dispositivo (modem, smartphone, Tablet,...) compatível com esta s tecnologia.

 

Enquete realizada pelo Teleco mostrou que 82% dos seus leitores comprariam um dispositivo LTE se esta tecnologia já estivesse disponível no Brasil.

 

Os que não tiverem um dispositivo HSPA+ ou LTE (4G) serão também beneficiados, pois com a migração de consumidores para estas tecnologias (em geral Heavy users) a rede 3g ficará menos congestionada.

  • Rogerio Pires em 4/15/2012 11:01:16 PM

Não conseguimos ainda nem massificar o 3G e o governo já quer licitar 4G a toque de caixa, visando a Copa e Olimpíadas. Tudo lindo, maravilhoso e louvável se as tecnologias atuais, de fato, as operadoras dessem conta de "entregar" o que vendem! Fiquei muitos anos com o 3G da Claro, que no começo era razoável, até a rede inflar e não se conseguir navegar! O 3G da TIM, idem (se não for pior) devido ao excesso de promoção e marketing. Fato: Assinei um plano fixo ADSL da CTBC (1M) pagando R$ 30,00 e comprei um roteador. Assim utilizo o note e o iPhone a uma velocidade, digamos, aceitável. Pago os mesmos R$ 30,00 a mais no plano pós-pago da TIM para utilizar a internet via celular, que em muitos lugares, simplesmente não funciona. Seria engraçado se não fosse trágico! Pagar e não levar... e já estão pensando em 4G; verdadeira piada! O governo arranca o couro das empresas, atráves de impostos e taxas e as mesmas, simplesmente vendem algo que não tem condições de entregar a um preço elevado! Na Europa em todo lugar público tem WiFi descente! Vá até um aeroporto de grande porte aqui no Brasil e tente utilizar o celular para uma simples ligação!?!? Triste constatação de como somos explorados e ainda temos muito a melhorar.


  • Marcello em 4/13/2012 7:00:53 PM

Eu sempre achei a verdadeira banda larga móvel o LTE. O 3G é um paliativo temporário. Sua implantação no Brasil foi e continua sendo muito lenta. Com seus preços altos e franquias enforcadas, somados à falta de compromisso das operadoras com seus clientes, respeito às velocidades, etc, o 3G no meu entender é um dos maiores fracassos aqui no Brasil. Tem capacidade boa de transmissão, mas as provedoras afunilam o tráfego para dar conta (sem sucesso) da demanda. Não é difícil ver 3G navegando a 5kbps, coisa do tempo de internet discada. Agora, se o 3G não teve investimento como merecia, porque o 4G irá ter? No meu ponto de vista, o cliente 4G vai pagar 10MB e terá 700kbps. Porque o problema por aqui não é a tecnologia em si. É o que as operadoras acham que devem entregar a cada cliente de acordo com a programação do sistema irradiante. E como sempre nivelam PARA BAIXO, veremos 4G navegando como 3G, 3G navegando como GSM e GSM não navegando. Pagaremos para ter uma tecnologia superior e usufruiremos a velocidade da tecnologia anterior. Isso se tivermos sorte e as provedoras não abandonarem o 3G depois de um tempo, lançando um 4G estrangulado. Se o sistema 3G fosse eficiente e bem implementado, não precisaríamos do 4G. Particularmente duvido que, sem seriedade, o 4G decole por aqui. Não do jeito que o 3G vem sendo tratado. Também não posso esquecer a NET, que parece estar aprendendo com o 3G. Clientes contratam 10Mega e quando fazem qualquer dowland, a velocidade cai para 320kbps. Na navegação normal sem tráfego pesado, a velocidade sobe. Assim que o usuário tenta baixar algo ou ver algum vídeo, a velocidade despenca. Isso tudo para burlar os medidores de velocidade e enganar aos usuários.



 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Quem vai liderar o crescimento do celular no Natal?

  Brisanet
  Vivo
  TIM
  Unifique
  Claro
  Algar

EVENTOS

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI