29/12/07
O 4G das operadoras de celular
A proposta aprovada pela Anatel para o edital de frequências de 2,5 GHz apresentou avanços em relação à consulta pública.
Agora serão licitadas quatro subfaixas de frequências com abrangência nacional para operação FDD (canais diferentes para transmissão e recepção):
• As subfaixas W e X (20+20 MHz) devem ser adquiridas por Claro e Vivo. • A subfaixa V foi quebrada em duas (V1 e V2) com 10+10 Mhz cada. Devem ser adquiridas por Oi e TIM.
A CTBC fica de fora nesta disputa nacional e a Nextel está concentrada em colocar no ar a sua rede 3G.
Falta definir o preço mínimo para estas subfaixas que tem que levar em conta os investimentos que as operadoras terão de fazer para atender os compromissos de cobertura, a implantação do serviço em 450 MHz e a exigência de equipamentos produzidos no Brasil (50% dos investimentos) e com tecnologia desenvolvida no país (10%).
4G na Copa
Entre os compromissos de atendimento está atender a todas as sedes da Copa das Confederações até maio de 2013 e a todas as sedes e subsedes da Copa do Mundo de Futebol até dezembro de 2013.
Trata-se mais de uma ação de marketing com pouca contribuição ao atendimento dos turistas que virão para a Copa. O 4G ainda será incipiente no mundo nesta data e a maioria dos dispositivos 4G não operam em 2,5 GHz frequência a ser utilizada no Brasil. Investimentos em 3G, HSPA+ e Wi-Fi serão mais importantes para atender as grandes concentrações nos estádios e “Fan Fests”.
O 4G para a Banda Larga Fixa
Serão licitadas ainda lotes de frequência para operação TDD (mesmo canal para transmissão e recepção). Estas frequências devem ser utilizadas para banda larga fixa como a SKY está fazendo em Brasília. Não existe escala mundial para smartphones nesta tecnologia.
Operadoras de MMDS como Sky e SunRise (adquirida pelo Soros) são as principais candidatas.
Comentários
Olá, as postagens do blog estão demais, nós da EXPO CELL feira de celulares e tablets estamos acompanhando tudo de perto.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares