29/12/07
Dia 30 de abril vence o prazo para que as quatro principais operadoras de celular do país iniciem a oferecer 4G nas cidades sedes da Copa das Confederações (Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador).
A Claro saiu na frente e já iniciou a operação nas cidades sede da Copa das Confederações e em Campos do Jordão (SP), Paraty, Búzios (RJ), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Em março a operadora já contava com 14,7 mil celulares 4G ativos em sua base.
A Vivo confirmou que a sua rede 4G começa a operar no próximo dia 30 nas cidades-sede da Copa das Confederações.
A Anatel aprovou o compartilhamento da rede 4G entre Oi e TIM. Entre as cidades sede da Copa das confederações a TIM teria ficado responsável por instalar a rede 4G em Recife e a Oi em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador.
A Oi anunciou que divulgará na próxima semana sua estratégia para o lançamento do 4G até o final do mês.
Comentários
Infelizmente, parece que as operadoras farão com 4G o mesmo que fazem com o 3G. A velocidade maior do LTE servirá apenas para que a franquia de dados acabe mais rápido, indício claro de que investirão em sites e não na capacidade de rede. Pelo que tenho presenciado até o momento, após o consumo da franquia, a velocidade do 4G cairá para 128kbps, a mesma velocidade reduzida do 3G. Tecnologia nova e velhas restrições, tudo pela falta de investimento pesado na rede. O LTE para ser razoável teria que ter velocidade de 500kbps após franquia para valer a pena. Sem contar que os terminais 4G são caros e a cobertura será problemática. O problema não é o LTE em si, mas no modo como será comercializado e entregue ao cliente. Mesma franquia do 3G é de rir. Não pregam por o aí que o 4G é maravilhoso? Navegar a 128kbps é ridículo, não importa se é 3G, 4G, 5G. Apenas mostra que a tecnologia evolui e as redes não acompanham aqui no nosso Brasil. Quero ver os turistas da copa navegarem a 128kbps. Dirão lá fora que o 4G daqui é internet discada.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares