29/12/07

Sexta-Feira, 27 de Setembro de 2013

  • por Especialista as 15h23

O que se pode concluir das medições da banda larga móvel divulgadas pela Anatel?

 A divulgação dos indicadores de qualidade por parte da Anatel deveria ter como função principal ajudar o usuário a avaliar a qualidade do serviço prestado pelas operadoras. A utilização desta informação pelo usuário exerce maior pressão nas operadoras do que qualquer sanção imposta pela Anatel pelo não cumprimento de metas de qualidade.


Este parece não ter sido o caso dos resultados das medições de velocidade da banda larga móvel, divulgados esta semana pela Anatel, para os estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


As medições foram realizadas pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) em escolas públicas selecionadas aleatoriamente em localidades com cobertura das prestadoras de SMP.


Foram verificados os seguintes indicadores:

 

Velocidade Instantânea: Velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário sendo no mínimo 20% da velocidade contratada em 95% das medições. A meta não foi atendida pela Vivo em SP (94,5%), PR (93,8%) e RJ (93,7%) e pela TIM em SP(92,1%) e RJ (94,6%).


Velocidade Média: A média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês sendo no mínimo 60% da velocidade contratada. A meta não foi atendida pela Oi em MG (56,7%).


O problema é que as operadoras de celular do Brasil, a exemplo do que ocorre em outros países (Estados Unidos, por exemplo) , não se comprometem em seus planos de serviço com velocidades. O que leva a seguinte pergunta:


O que o usuário faz com estes resultados já que não foram divulgadas as velocidades medidas nem as velocidades consideradas como contratadas por cada operadora em seus planos?


Para que as medições sejam de utilidade para o usuário seria importante ainda segmentá-las por tecnologia (2G, 3G, 3G+ e 4G).


 

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