29/12/07

Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2009

  • por Especialista as 10h47

Tendências da 3G em 2009 no Brasil

Se a 3G foi a tecnologia do ano em 2008 no Brasil, tudo indica que 2009 será o ano da 3G no Brasil.

Seguem algumas tendências a serem observadas:

1) Cobertura. No final de 2008 a 3G estava presente em 427 municípios (58,2% da população. Até o final de 2009 mais de 80% da população deve ter acesso à 3G. A liderança em cobertura obtida por Vivo e Claro deve ser mantida em 2009.

2) Acessos 3G. O Brasil deve terminar 2008 com mais de 2 milhões de acessos 3G. Esta quantidade deve crescer em 2009 com a venda de modems e smartphones.

3) A massificação de aparelhos 3G só deve ocorrer, no entanto, quando o preço dos aparelhos cair a um nível mais próximo do dos aparelhos GSM. Um indicador desta tendência será a quantidade de celulares WCDMA homologados pela Anatel. Em 2008 foram homologados 4 vezes mais aparelhos GSM que 3G (WCMDA).

4) A Anatel irá realizar uma nova licitação para 3G ( Faixa H) em 2009? 

 

  • Diogo Sousa em 1/15/2009 2:22:10 PM

Quero parabenizar a Teleco pelo alto nível nas informações sobre 3G. A Claro e a Vivo devem ser em 2009 as grandes na cobertura 3G. A Claro tem um ponto fraco que é a frequencia aproveitada de 850 MHz em algumas regiões e isto gera problemas com alguns aparelhos voltados só para a frequencia 2100MHz trazidos de outros países. Convido a todos a acessarem o meu blog - bem simples mas legal - sobre 3G www.diogoconsultoria.blogspot.com


  • deise em 1/8/2009 7:46:24 PM

eu trabalho na CLARO e digo que a claro tambem disponibiliza nokia n95 alem de sua excelente cobertura e disponibilade no atendimento


  • Eduardo Akira em 1/5/2009 11:01:45 AM

Acredito que uma tendência será a oferta de pacotes pré-pagos para acesso à internet via 3G por parte das operadoras, como já existem em vários outros países. Para uma idéia das ofertas, vide o wiki "Prepaid Wireless Internet Wiki" (faça uma busca no Google para obter o endereço).


  • Valéria em 1/4/2009 3:14:41 PM

O comentário atual é que a estratégia para 2009 da VIVO é dar aparelho (inclusive N95 - top de linha) em troca de assinatura de seus planos e a estratégia da Claro é apostar na qualidade de serviço prestado, acreditando que este é o ponto fraco da VIVO.



 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Quem vai liderar o crescimento do celular no Natal?

  Brisanet
  Vivo
  TIM
  Unifique
  Claro
  Algar

EVENTOS

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI