Atualizado em:  

Compra da AT&T consolida Redes Ópticas

Atualizado em 1/11/2003

 

Nota: A AT&T acabou sendo adquirida pela Telmex que venceu o leilão a que se refere este comentários. Para detalhes consulte o comentário sobre o assunto Clique aqui.

 

No dia 2 de setembro de 2003 a Embratel comunicou a assinatura de um acordo de compra e venda com a AT&T Latin America Corp. para adquirir suas subsidiárias operacionais em cinco países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.

 

A AT&T Latin America Corp. está sob "Chapter 11" nos Estados Unidos. Chapter 11 é o capítulo do Código de Falência dos Estados Unidos, que contém as disposições de reorganização supervisionada pelo Tribunal para companhias devedoras. A concretização do negócio depende do resultado formal de procedimentos e aprovações dos tribunais americanos que têm um prazo estimado de 2 meses. Apesar do anúncio, haverá um leilão no qual outras empresas ou grupos interessados poderão concorrer, ou seja, a compra pela Embratel não é final.

 

Caso se concretize, esta aquisição terá as seguintes implicações:

O mercado corporativo será o mais afetado por esta aquisição, que consolida também uma tendência em relação às empresas que têm redes próprias de fibra óptica (facility based) como analisado a seguir.

 

O Brasil dispõe de mais de 120.000 km de redes ópticas interligando as principais cidades do país e construídas nos últimos 10 anos. As empresas que construíram estas redes podem ser classificadas em 3 grupos:

 

Empresas do Sistema Telebrás

 

Embratel, Telemar, Brasil Telecom e telefonica herdaram e ampliaram as redes ópticas construídas pelas empresas do sistema Telebrás.

 

Novas entrantes (1999)

 

AT&T (Netstream), Metrored, Pegasus, Intelig, Impsat e Engeredes foram empresas que, a partir de 1999, passaram a construir redes ópticas metropolitanas e de longa distância, alternativas às empresas do antigo sistema Telebrás. A situação destas empresas é apresentada no quadro a seguir.

 

AT&T A Netstream foi adquirida pela AT&T Latin America, entrou em chapter 11 e está em processo de aquisição pela Embratel.
Metrored Adquirida pela Brasil Telecom
Pegasus Adquirida pela Telemar
Engeredes Subsidiária da CTBC
Intelig Em processo de venda.
Impsat A empresa saiu do Chapter 11 e trocou o grupo de controle. Sua situação é indefinida, pois encontra-se equilibrada mas sem possibilidades de expansão.

 

Detentoras do Direito de passagem

 

Operadoras criadas para explorar o direito de passagem detido por empresas detentoras de direito de passagem. São elas Eletronet (Rede Elétrica), Geodex (Ferrovia) e Iqara (Rede de Gás). A Petrobras construiu também uma extensa rede de fibra óptica de longa distância ao redor de Gasodutos e oleodutos. As redes destas empresas ainda têm uma utilização muito limitada tendo a Eletronet entrado em falência em março de 2003.

 

Comentário final

 

Esta havendo uma consolidação das empresas com redes ópticas próprias nas concessionárias de telefonia fixa (Embratel, Telemar, Brasil Telecom, Telefonica e CTBC). O próximo lance neste processo será dado com a venda da Intelig.

 

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

WORKSHOP MVNO

Enquete

Qual será o tema mais quente da Futurecom 2024?

  IoT
  5G
  Redes Privativas
  IA
  Open Ran

EVENTOS

 

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI