Atualizado em: Publicado 11/04/05
Comentário
Celular cresce 42,7% na América do Sul em 2004
O expressivo crescimento do celular no Brasil em 2004 (41,5%) se repetiu também na América do Sul que cresceu 42,7%. O Brasil possui 55% dos celulares da região e uma densidade (36,1) superior a média (32,8).
A tabela a seguir apresenta os dados para os vários países da América do Sul.
Celulares
(milhares)
* a base de celulares do Paraguai sofreu uma redução devido a mudanças regulatórias.
O crescimento não foi no entanto uniforme nos vários países. A figura a seguir apresenta o posicionamento dos maiores países da região em relação ao crescimento e a sua densidade (cel/100 habitantes) em 2004.
Os países foram agrupados em 4 quadrantes tendo por base a média da América do Sul. O Brasil não foi enquadrado em nenhuma destas categorias por estar na média da Região.
A Argentina com um crescimento de 79,6% foi o país que mais cresceu em 2004, apresentando uma densidade maior que a da América do Sul, mas menor que a do Brasil.
A Telefonica, América Móvil e Tim estão presentes na maior parte destes países, como apresentado no mapa a seguir.
A Telecom Itália vendeu para grupos locais sua participação na Digitel da Venezuela (nov/04) e na Entel Chile (jan/05).
A Tabela apresenta o número de celulares na América do Suls destas operadoras em 2004.
Diante deste quadro pergunta-se:
Acredito que o crescimento em 2005, deve ser em torno de 20 % menor do que 2004. Porque as operadoras estarão focadas em vender serviços, ou seja, os usuários finais, trocarão seus aparelhos, por outros que ofereção mais recursos, desta forma, a planta cresce, mas provavelmente um pouco menos em relação a 2004.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares