Atualizado em: 11/07/2022

 

Competitivas são líderes em BL Fixa em todas as regiões do Brasil

 

Fonte: Anatel - Nota: As Competitivas são as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) conforme definição da Anatel. Todas as prestadoras, exceto Claro, Vivo, TIM, Oi e Sky.

 

O quadro de líderes em banda larga fixa por região do país se modificou nos últimos dois anos, com o Conjunto das Competitivas passando a liderar em todas as cinco regiões. Em 2020 elas lideravam em três regiões (Sul, Norte e Nordeste), enquanto a Claro e a Oi lideravam, respectivamente, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. O Conjunto das Competitivas já lideravam em acessos em fibra em todas as regiões do país desde 2020.

Considerando-se as prestadoras individualmente, sem tratar as Competitivas como um grupo, a Claro é a líder em market share nas regiões Sul e Sudeste e a Oi nas regiões Centro-Oeste e Norte. A Brisanet, uma Competiva, lidera no Nordeste.

A tabela a seguir apresenta a Competitiva líder em cada região.

 

Região
Participação no total Brasil
Líder BL Fixa
População
BL Fixa
Fibra
Sudeste
42,0%
52,8%
50,4%
Alloha Fibra
Sul
14,3%
19,6%
19,5%
Unifique
Nordeste
27,0%
15,5%
18,4%
Brisanet
Centro-Oeste
7,8%
7,6%
7,1%
Brasil Tecpar
Norte
8,9%
4,5%
4,7%
Voce Telecom
Brasil
100%
100%
100%
Alloha Fibra

 

Note-se que as Regiões Nordeste e Sudeste apresentam uma participação no total de acessos de banda larga fixa do Brasil menor que a sua participação na população. Brisanet e Unifique, líderes nas regiões Nordeste e Sul adquiriram frequências para 5G e irão oferecer também serviços móveis.

Apresenta-se a seguir uma análise da competição em cada uma destas regiões.

 

Sudeste

 

Alloha Fibra (EB Capital), Desktop e Algar são as principais Competitivas da Região Sudeste.

 

Fonte: Anatel

 

O Conjunto das Competitivas liderava em BL fixa na região Sudeste com 40,2% de market share em mar/22. A Claro (28,6%) liderava se forem consideradas as prestadoras individualmente.

 

Fonte: Anatel

 

Sul

 

A Unifique é a maior Competitiva da Região Sul, seguida pela Vero e pela Ligga (Copel/Sercomtel).

 

Fonte: Anatel.

 

O Conjunto das Competitivas ampliou a liderança em BL fixa na região Sul com 55,9% de market share em mar/22. A Claro (19,0%) lidera se forem consideradas as prestadoras individualmente.

 

Fonte: Anatel

 

Nordeste

 

A principal Competitiva da região Nordeste é a Brisanet, com quase três vezes mais acessos que a segunda colocada Alloha Fibra.

 

Fonte: Anatel.

 

O Conjunto das Competitivas era lider absoluto em BL fixa na região Nordeste com 68,9% de market share em mar/22. A Brisanet (13,9%) supera em market as prestadoras de grande porte: Oi (12,2%), Claro (10,9%), Vivo (6,0%) e TIM (1,5%).

 

Fonte: Anatel.

 

Centro-Oeste

 

A Brasil Tecpar é a principal competitiva da Região Centro-Oeste, seguida pela Americanet e pela Algar.

 

Fonte: Anatel.

 

O Conjunto das Competitivas liderava em BL fixa no Centro-Oeste com 37,1% de market share em mar/22. A Oi (24,4%) liderava se forem consideradas as prestadoras individualmente.

 

Fonte: Anatel

 

Norte

 

A principal competitiva da região Norte é a Você Telecom, seguida pela Sea Telecom. A Hugues, que oferece banda larga por satélite, vem em terceiro.

 

Fonte: Anatel.

 

As Competitivas (44,7%) são as líderes em BL fixa na região. A Oi (27,4%) liderava se forem consideradas as prestadoras individualmente.

 

 

Fonte: Anatel

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Relatório Teleco

 

Adquira já o seu

Enquete

Para o Setor de Telecom, como será o 2º semestre em relação ao 1º?

  Muito melhor
  Melhor
  Igual
  Pior
  Muito pior

EVENTOS

 

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI