Atualizado em: 28/07/2022
Vivo x Claro no 2T22
Vivo e Claro são as duas principais operadoras de telecom do Brasil, com receitas líquidas de R$ 11,8 e R$ 10,5 bilhões no 2T22. A incorporação da Oi Móvel a partir de mai/22 foi responsável por um incremento de R$ 370 milhões na receita da Vivo e de R$ 280 milhões na da Claro.
Nota: Informações da Claro têm como fonte a América Móvil.
O móvel é a principal fonte de receita da Vivo (68,5%) e da Claro (52,9%).
A receita líquida da Vivo cresceu 11,1% no 2T22/2T21, sendo que a receita no móvel cresceu 16,0% e a do fixo 1,8%.
A receita da Claro (+7,7%) cresceu menos do que a da Vivo no 2T22/2T21, devido às perdas de 2,5% na receita do fixo. A receita do móvel da Claro cresceu mais que a da Vivo com e sem a incorporação da Oi Móvel.
Receita do Móvel
Nota: Exclui receita de venda de aparelhos. Inclui Oi Móvel no 2T22.
A receita líquida de serviços móveis da Claro cresceu 20,1% 2T21/2T21, mais que a Vivo (15,1%), o que vem acontecendo em todos os trimestres desde 2021. Com a incorporação da Oi Móvel, a Vivo cresceu mais no pós-pago no trimestre e a Claro no pré-pago.
Receita de Serviços Fixos
A receita de serviços fixos da Vivo continuou apresentando crescimento positivo no 2T22, quando comparada ao da 2T21, impulsionada pelo crescimento de 5,8% na receita de banda larga fixa, compensando as perdas nas receitas de telefonia fixa (-7,4%) e de TV por assinatura (-2,5%). A receita de banda larga já representa 67% da receita de serviços fixos da Vivo e ela passou a apresentar adições líquidas positivas de acessos neste segmento a partir do 1T22.
Nota: Crescimento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
A Claro vem reduzindo as perdas na receita de serviços fixos, mas o crescimento da receita de banda larga fixa (5,0%) ainda não foi suficiente para compensar as perdas de 11,3% na receita de TV por assinatura e de 13,1% na receita de telefonia fixa.
Rentabilidade
A margem EBITDA da Vivo caiu para 38,7% no 2T22, impactada pela incorporação da Oi, o que não ocorreu com a Claro (40,2%).
Nota: Margem EBITDA Recorrente
Diante deste cenário, pergunta-se:
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