Atualizado em: 02/08/2022
Líderes do celular no 2T22: O impacto da venda da Oi Móvel
A incorporação da Oi Móvel provocou modificações no quadro de líderes do celular no segundo trimestre de 2022 (2T22). A Vivo e a TIM lideraram em cinco (5) e a Claro em um (1) dos onze indicadores acompanhados pelo Teleco.
O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014. Em 2019 foi introduzido um novo indicador, crescimento de pós-pago sem M2M.
No 1T20 foi excluído o indicador de receita de dados, uma vez que dados já representa mais de 80% da receita líquida de serviços. A partir do 2T20, a Claro passou a ser considerada com a incorporação da Nextel. No 2T20 o indicador de market share de pós-pago foi substituído pelo de pós-pago sem M2M e a ordem de apresentação dos indicadores alterada. No 1T22 o indicador de market share em 4G foi substituído pelo de market share em 5G.
Nota: A análise considera as operadoras Vivo, Claro, TIM e Algar.
O Brasil terminou o 2T22 com 259 milhões de celulares. Este número é, no entanto, maior, pois a MVNO Datora que possuía 1,6 milhões de celulares em abril não divulgou seus dados em jun/22.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes onze indicadores para o 2T22. Em abr/20 foi concluída a venda da Oi móvel para Vivo, Claro e TIM, conforme a divisão acertada entre as partes (mais detalhes). Os dados deste comentário consideram a incorporação dos celulares da Oi Móvel por estas operadoras, a partir do 2T22.
1) Market Share Celulares: Vivo lidera
A incorporação da Oi Móvel não alterou a posição das três maiores operadoras no quadro de market share de celular.
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 2T22 com 99,2 milhões de celulares e 38,3% de market share. A Claro se consolidou na 2ª colocação e a TIM na terceira posição.
Apresenta-se a seguir o quadro de líderes nas regiões, unidades de federação e áreas de registro no 1T22.
A Vivo perdeu a liderança no DDD 98 (São Luis) para a Oi, mas irá recuperar com a incorporação da Oi móvel
2) Crescimento de celulares: A TIM liderou em adições líquidas no trimestre
A TIM liderou o crescimento do celular no 2T22/1T22 com adições líquidas de 16,4 milhões celulares.
Contribuiu para este resultado o fato da TIM ter sido a operadora que ficou com uma maior parcela de clientes da Oi Móvel. A Vivo foi a líder em adições líquidas orgânicas (1,3 milhão) seguida pela Claro (1,0 milhão)
A TIM liderou em adições líquidas de pós-pago e a também no pré-pago no 2T22. Foram migrados 7 milhões de celulares da Oi Móvel no Pós-pago e 9 milhões no segmento pré-pago.
As adições líquidas de pós-pago são impulsionadas pela migração de pré-pago para planos controle do pós-pago e pelo crescimento dos terminais M2M.
3) Market Share de Pré-pago: Vivo lidera
A Vivo se manteve na liderança terminando o 2T22 com 42,3 milhões de pré-pagos (35,2%). A TIM (32,4%) que havia perdido a segunda posição para a Claro (31,4%) no 1T22, retomou a segunda colocação neste trimestre graças à incorporação da Oi Móvel.
A TIM liderou em adições líquidas de pré-pago no 2T22 (+9.813 mil), seguida pela Claro (+8.426 mil) e Vivo (+7.865 mil).
4) Market Share de Pós-pago sem M2M: Vivo mantém a liderança
A Vivo manteve a liderança no pós-pago sem os terminais M2M e alcançou um market share de 41,8% com a incorporação da Oi Móvel. A Claro (33,2%) ocupa a segunda colocação e a TIM (24,3%) a terceira.
Este quadro apresenta poucas alterações quando são incluídos no pós-pago os terminais M2M.
5) Crescimento de pós-pago sem M2M: TIM liderou no 2T22
A TIM liderou em adições líquidas de pós-pago sem M2M no ano (+5.827 mil), seguida pela Vivo (+5.196 milhões) e Claro (+4.745 mil).
6) Market Share de M2M: Vivo lidera
A Vivo (38,8%) e Claro (38,5%) disputaram a liderança em market share em terminais M2M desde o 1T21.
A Vivo liderou em adições líquidas de M2M no trimestre (+836 mil). A maior parte destas adições líquidas foi de terminais padrão (máquinas de cartão de crédito) e não de IoT.
7) Market Share 5G: Claro lidera
A Claro liderou em market share de 5G no 2T22, seguida pela TIM, que cresceu sua base 5G, 50% neste trimestre.
8) Receita Líquida: Vivo na liderança
A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$ 8,1 bilhões no 2T22, seguida pela Claro.
9) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: TIM liderou no trimestre
A TIM liderou em crescimento da receita líquida de serviços no 2T22/2T21 (23,0%), impulsionada pela adição dos celulares da Oi Móvel.
10) ARPU: TIM manteve a liderança em ARPU
A Vivo perdeu a liderança para a TIM em ARPU no 1T22. Ambas apresentaram um ARPU menor no 2T22, devido a incorporação da Oi Móvel, que possuía um ARPU mais baixo, mas a TIM manteve a liderança.
Nota: Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes no seu cálculo.
11) Cobertura: TIM lidera
A TIM assumiu a liderança em população atendida no 2T22 (99,2%), superando a Vivo (97,7%). A TIM lidera em cobertura 4G (97,5%), a Vivo em 3G (97,0%) e a Claro em 2G (95,2%).
A TIM lidera também em quantidade de municípios (5.406), seguida pela Vivo (5.004) e pela Claro (4.526).
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares