Atualizado em: 02/08/2022

 

Líderes do celular no 2T22: O impacto da venda da Oi Móvel

 

A incorporação da Oi Móvel provocou modificações no quadro de líderes do celular no segundo trimestre de 2022 (2T22). A Vivo e a TIM lideraram em cinco (5) e a Claro em um (1) dos onze indicadores acompanhados pelo Teleco.

 

 

O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014. Em 2019 foi introduzido um novo indicador, crescimento de pós-pago sem M2M.

No 1T20 foi excluído o indicador de receita de dados, uma vez que dados já representa mais de 80% da receita líquida de serviços. A partir do 2T20, a Claro passou a ser considerada com a incorporação da Nextel. No 2T20 o indicador de market share de pós-pago foi substituído pelo de pós-pago sem M2M e a ordem de apresentação dos indicadores alterada. No 1T22 o indicador de market share em 4G foi substituído pelo de market share em 5G.

 

Líder no 1T21 2T21 3T21 4T21 1T22 2T22
1
Celulares Market Share Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
2
Crescimento de Celulares Adições Líquidas Claro Algar Vivo Vivo Vivo TIM
3
Pré-pago Market Share TIM Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
4
Pós-pago sem M2M Market Share Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
5
Crescimento de
Pós-pago sem M2M
Adições Líquidas Claro Algar Claro Oi Vivo TIM
6
M2M Market Share de M2M Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
7
5G Market Share de 5G - - - - Claro Claro
8
Receita Receita Líquida Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
9
Crescimento da
Receita
Cresc. da Receita
de Serviços
Claro Claro Claro Claro Claro TIM
10
Receita p/ Cliente ARPU Vivo Vivo Vivo Vivo TIM TIM
11
Cobertura População Atendida
2G, 3G e 4G
Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo TIM

Nota: A análise considera as operadoras Vivo, Claro, TIM e Algar.

 

O Brasil terminou o 2T22 com 259 milhões de celulares. Este número é, no entanto, maior, pois a MVNO Datora que possuía 1,6 milhões de celulares em abril não divulgou seus dados em jun/22.

Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes onze indicadores para o 2T22. Em abr/20 foi concluída a venda da Oi móvel para Vivo, Claro e TIM, conforme a divisão acertada entre as partes (mais detalhes). Os dados deste comentário consideram a incorporação dos celulares da Oi Móvel por estas operadoras, a partir do 2T22.

 

1) Market Share Celulares: Vivo lidera

 

A incorporação da Oi Móvel não alterou a posição das três maiores operadoras no quadro de market share de celular.

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 2T22 com 99,2 milhões de celulares e 38,3% de market share. A Claro se consolidou na 2ª colocação e a TIM na terceira posição.

 

 

 

Celulares (milhares)
1T21
2T21
3T21
4T21
1T22
2T22
Vivo
79.682
80.965
82.253 83.921 85.302 99.199
Claro
66.338
67.775
69.217 70.541 71.804 85.735
TIM
51.728
51.341
51.614 52.066 52.305 68.695
Oi
38.564
40.333
40.702   42.041  42.078 -
Algar
2.765
2.963
3.207 3.552 3.797 4.111

 

Apresenta-se a seguir o quadro de líderes nas regiões, unidades de federação e áreas de registro no 1T22.

 

- Líder em Market Share no 2T22
Região UF* Áreas de Registro (DDD)
Vivo I, II e III 17 (+5) 38 (+5)
Claro - 8 17 (+3)
TIM - 2 11 (-2)
Algar     2
* Unidade da Federação

 

A Vivo perdeu a liderança no DDD 98 (São Luis) para a Oi, mas irá recuperar com a incorporação da Oi móvel

 

2) Crescimento de celulares: A TIM liderou em adições líquidas no trimestre

 

 

A TIM liderou o crescimento do celular no 2T22/1T22 com adições líquidas de 16,4 milhões celulares.

 

 

Contribuiu para este resultado o fato da TIM ter sido a operadora que ficou com uma maior parcela de clientes da Oi Móvel. A Vivo foi a líder em adições líquidas orgânicas (1,3 milhão) seguida pela Claro (1,0 milhão)

 

- Adições Líquidas (Milhares)
1T21
2T21
3T21
4T21
1T22
2T22
Vivo
1.150
1.283
1.288 1.668 1.381 13.897
Claro
3.199
1.437
1.442 1.324 1.263 13.931
TIM
295
-387
273    452 239 16.390
Oi
1.913
1.770
369 1.339 37 -
Algar
137
198
244    345    245 314

 

A TIM liderou em adições líquidas de pós-pago e a também no pré-pago no 2T22. Foram migrados 7 milhões de celulares da Oi Móvel no Pós-pago e 9 milhões no segmento pré-pago.

 

 

As adições líquidas de pós-pago são impulsionadas pela migração de pré-pago para planos controle do pós-pago e pelo crescimento dos terminais M2M.

 

3) Market Share de Pré-pago: Vivo lidera

 

A Vivo se manteve na liderança terminando o 2T22 com 42,3 milhões de pré-pagos (35,2%). A TIM (32,4%) que havia perdido a segunda posição para a Claro (31,4%) no 1T22, retomou a segunda colocação neste trimestre graças à incorporação da Oi Móvel.

 

 

 

Pré-pago (Milhares)
1T21
2T21
3T21
4T21
1T22
2T22
Vivo
33.669
33.872
34.163
34.287
34.399
42.264
TIM
29.509
29.185
29.239
29.201
29.089
38.902
Claro
28.311
28.638
28.965
29.141
29.338
37.764
Oi
23.503
24.421
24.683
25.252
25.219
-
Algar
668
652
636
613
600
597

 

A TIM liderou em adições líquidas de pré-pago no 2T22 (+9.813 mil), seguida pela Claro (+8.426 mil) e Vivo (+7.865 mil).

 

4) Market Share de Pós-pago sem M2M: Vivo mantém a liderança

 

A Vivo manteve a liderança no pós-pago sem os terminais M2M e alcançou um market share de 41,8% com a incorporação da Oi Móvel. A Claro (33,2%) ocupa a segunda colocação e a TIM (24,3%) a terceira.

 

 

 

 

Pós-pago sem
M2M (milhares)
1T21
2T21
3T21
4T21
1T22
2T22
Vivo 35.321 35.911 36.609 37.167 37.949 43.145
Claro 27.370 28.066 28.688 29.164 29.515 34.260
TIM 18.279 18.150 18.296 18.882 19.232 25.059
Oi 12.804 13.787 14070 14.765 14.938 -
Algar 566 573 596 601 612 613

 

Este quadro apresenta poucas alterações quando são incluídos no pós-pago os terminais M2M.

 

 

5) Crescimento de pós-pago sem M2M: TIM liderou no 2T22

 

A TIM liderou em adições líquidas de pós-pago sem M2M no ano (+5.827 mil), seguida pela Vivo (+5.196 milhões) e Claro (+4.745 mil).

 

 

 

6) Market Share de M2M: Vivo lidera

 

A Vivo (38,8%) e Claro (38,5%) disputaram a liderança em market share em terminais M2M desde o 1T21.

 

 

 

M2M (milhares)
1T21
2T21
3T21
4T21
1T22
2T22
Vivo 10.692 11.182 11.481 12.467 12.954 13.790
Claro 10.657 11.071 11.583 12.236 12.952 13.711
TIM 3.940 4.006 4079 3.983 3.983 4.734
Oi 2.257 2.124 1949 2.024 1.922 -
Algar 1.531 1.738 1975 2.337 2.584 2.901

 

 

A Vivo liderou em adições líquidas de M2M no trimestre (+836 mil). A maior parte destas adições líquidas foi de terminais padrão (máquinas de cartão de crédito) e não de IoT.

 

 

 

7) Market Share 5G: Claro lidera

 

A Claro liderou em market share de 5G no 2T22, seguida pela TIM, que cresceu sua base 5G, 50% neste trimestre.

 

 

 

5G (milhares) 3T21 4T21 1T22 2T22
Claro 240 456 884 1.232
Vivo 104 486 739 549
TIM - 284 366 1.113
Total 344 1.226 1.989 2.894

 

8) Receita Líquida: Vivo na liderança

 

 

A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$ 8,1 bilhões no 2T22, seguida pela Claro.

 

R$ Milhões 1T21 2T21 3T21 4T21 1T22 2T22
Vivo 7.147 6.990 7.391 7.847 7.581 8.110
Claro 4.565 4.685 4.755    5.037    5.036 5.560
TIM 4.059 4.124 4.225 4.503 4.430 5.065
Oi 1.988 1.980 2.022 2.049 2.077 -

 

 

9) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: TIM liderou no trimestre

 

A TIM liderou em crescimento da receita líquida de serviços no 2T22/2T21 (23,0%), impulsionada pela adição dos celulares da Oi Móvel.

 

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10) ARPU: TIM manteve a liderança em ARPU

 

A Vivo perdeu a liderança para a TIM em ARPU no 1T22. Ambas apresentaram um ARPU menor no 2T22, devido a incorporação da Oi Móvel, que possuía um ARPU mais baixo, mas a TIM manteve a liderança.

 

 

ARPU (R$)
1T21
2T21
3T21
4T21
1T22 2T22
Vivo 27,4 26,8 27,8 28,2 27,1 25,0
TIM 25,5 25,8 26,5 27,7 27,4 25,8
Claro 22 22 22 22 22 22

Nota: Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes no seu cálculo.

 

11) Cobertura: TIM lidera

 

A TIM assumiu a liderança em população atendida no 2T22 (99,2%), superando a Vivo (97,7%). A TIM lidera em cobertura 4G (97,5%), a Vivo em 3G (97,0%) e a Claro em 2G (95,2%).

 

 

A TIM lidera também em quantidade de municípios (5.406), seguida pela Vivo (5.004) e pela Claro (4.526).

 

 

 

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