Atualizado em: 18/09/2022
Crescimento da BL Fixa nas Prestadoras de Grande Porte
As Prestadoras de Grande Porte (Vivo, Claro, Oi, TIM e Sky) terminaram o mês de jul/22 com 22,1 milhões de acessos banda larga fixa, 51,6% do total Brasil.
O Brasil apresentou 1,1 milhões em adições líquidas de acessos banda larga fixa no acumulado dos primeiros sete meses de 2022 (Jan-Jul/22), sendo que as prestadoras de grande porte perderam 15 mil acessos neste período. A Oi, com adições líquidas negativas (-96 mil) foi a principal responsável por esta perda.
A Vivo (51 mil), Claro (18 mil) e TIM (15 mil) apresentaram adições líquidas positivas.
A fibra passou a ser a principal tecnologia da Vivo em 2020, mas as adições líquidas de fibra só conseguiram compensar as perdas no xDSL a partir do 1T22, quando a fibra representava 79% dos seus acessos.
Na Oi, a fibra superou o xDSL no 3T21 e representava 62% do total de acessos em jul/22. As adições líquidas em fibra ainda não têm sido suficientes para superar as perdas com o xDSL.
A TIM, que utiliza o xDSL apenas nos últimos metros (FTTC), vem fazendo uma transição mais suave para a fibra (FTTH), sem apresentar adições líquidas negativas. Em jul/22, eram de fibra 69,4% dos acessos da TIM.
O desafio da Claro é diferente. O cabo, que apresenta velocidades próximas às da fibra, é a sua principal tecnologia com 8,9 milhões de acessos em jul/22.
A Claro iniciou a construção de redes de fibra em cidades onde não tinha redes de cabo em 2019 e em 2022 passou a fazer as expansões de sua rede de cabo com redes de fibra (FTTH). Em jul/22, eram de fibra 7,7% dos acessos da Claro.
Os acessos a cabo da Claro começaram a apresentar perdas a partir de 2021 (-279 mil). Estas perdas continuaram nos primeiros sete meses de 2022 (-107 mil), mas os ganhos com a rede de fibra (130 mil) garantiram as adições líquidas positivas de 18 mil acessos neste período de 2022.
A Sky tinha 152 mil acessos banda larga fixa em jul/22 com tecnologia 4G.
Diante deste cenário pergunta-se:
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