Atualizado em: 25/11/2022

 

Líderes em Telecom no Brasil no 3T22

 

O quadro de líderes em Telecom no Brasil apresentou no 3º trimestre de 2022 (3T22) a Claro liderando em 5 indicadores, seguida pela Vivo (3) e as Competitivas Desktop e Vero com 1 cada.

 

 

- Indicador Descrição Líder 2T22 Líder 3T22
1 Receita Receita Líquida Vivo Vivo
2 Crescimento Receita Crescimento Rec. Líquida Desktop Desktop
3 Móvel Receita Celular Vivo Vivo
4 Móvel Market Share Celular Vivo Vivo
5 Fixo Receita Fixo Claro Claro
6 Fixo Market Share Fixo Claro Claro
7 Acessos BL Fixa M. Share BL Fixa Claro Claro
8 Acessos TV Assinatura M. Share TVA Claro Claro
9 Telefones Fixos M. Share de Tel. Fixo Claro Claro
10 Rentabilidade Margem EBITDA Vero Vero

 

O Teleco iniciou no 1º trimestre de 2011 o acompanhamento do desempenho dos Grupos de Telecom no Brasil através de indicadores selecionados.

A partir do final de 2021. a Teleco passou a considerar Competitivas aquelas definidas pela Anatel como Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs). A Anatel considera Vivo, Claro, TIM, Oi e SKY como prestadoras de Grande Porte.

A partir do 2T22 a liderança nos indicadores passou a ser atribuída à empresa líder que divulgar o indicador, independente do porte. Na análise será apresentado também o resultado das Competitivas como grupo.

Foram incluídas nesta análise as prestadoras de grande porte e as seguintes Competitivas que divulgam seus resultados: Algar, Brisanet, Alares, Desktop, Vero e Unifique.

Em abr/22 foi concluída a venda da Oi móvel para Vivo, Claro e TIM, conforme a divisão acertada entre as partes. Os dados deste comentário consideram a incorporação dos celulares da Oi Móvel por estas operadoras, a partir do 2T22, sendo que a receita foi apropriada por cada operadora a partir de abril.


Apresenta-se a seguir os resultados para cada indicador. 

 

1) Receita: Vivo é a líder

 

A Vivo liderou em receita líquida com R$ 12,2 bilhões no 3T22, seguida pela Claro (R$ 10,8 bilhões) e TIM (R$ 5,6 bilhões).

 

 

A Teleco estima em R$ 40,6 bilhões a receita líquida total das prestadoras de telecomunicações no 3T22, sendo R$ 7,4 bilhões das Competitivas (PPPs). As seis Competitivas consideradas neste comentário representam 18% da receita das Competitivas.

A Vivo também lidera em receita no móvel (R$ 8,5 bilhões) e a Claro em receita de serviços fixos (R$ 4,9 bilhões).

 

2) Crescimento de Receita: Desktop liderou

 

A Desktop liderou novamente em crescimento de receita líquida (99%) na comparação do 3T22 com o 3T21, seguida pela Vero (82%), Unifique (47%) e Brisanet (34%), todas Competitivas.

 

 

O crescimento da receita das Competitivas foi impulsionado pela aquisição de outras prestadoras e o da TIM, Vivo e Claro pela aquisição da Oi Móvel

A Teleco estima em 6,4% o crescimento da receita líquida total dos serviços de telecomunicações no 3T22/3T21 e em 17,3% o das Competitivas (PPPs).

 

3) Vivo é a líder em Receita do Móvel

 

A Vivo continuou liderando em receita líquida no móvel, após a incorporação da Oi Móvel, seguida pela Claro.

 

 

A aquisição da Oi Móvel impulsionou o crescimento da receita da Vivo, da Claro e da TIM no trimestre.

A Teleco estima em R$ 19,8 bilhões a receita líquida do móvel no 3T22, com crescimento de 7,9% em relação a do 3T21.

 

4) Vivo é a líder em Market Share do Móvel

 

A Vivo (37,6%) permanece na liderança em celular no Brasil no 3T22, seguida pela Claro e pela TIM na terceira posição.

 

 

Com a aquisição da Oi Móvel, o market share da Vivo, da Claro e da TIM cresceu no 2T22.A Vivo perdeu market share no 3T22 por ter desconectado 3 milhões de celulares adquiridos da Oi Móvel, na sua maioria pré-pagos (2,2 milhões). Estes celulares foram considerados inativos, de acordo com os critérios adotados pela Vivo.

 

5) Fixo: Claro lidera em receita

 

A Claro manteve a liderança em receita líquida de serviços fixos com R$ 4,9 bilhões no 3T22, seguida pela Vivo.

 

 

A Teleco estima em R$ 20,8 bilhões a receita líquida total dos serviços fixos no 3T22, sendo R$ 7,4 bilhões das Competitivas (PPPs). As seis Competitivas consideradas neste comentário representam 18% da receita de serviços fixos das Competitivas.

A receita líquida de serviços fixos cresceu 4,4% no 3T22/3T21.

 

6) Fixo: Claro liderou em Market share

 

A Claro (31,9%) manteve a liderança em market share de acessos fixos no 3T22, impulsionada por um ajuste de +4 milhões em sua base de telefones fixos. Vivo e a Oi disputam a 2ª colocação, apesar de terem perdido market share, assim como a Sky.

 

 

O market share do conjunto das Competitivas era de 28,0% no 3T22 e o da TIM 1,7%.

 

7) Market Share de Banda Larga Fixa: Claro lidera

 

A Claro manteve a liderança em market share de banda larga fixa no 3T22 com 9,7 milhões de acessos e 22,7% de market share, seguida pela Vivo (15,0%), Oi (11,9%) e Brisanet (2,4%).

 

 

O conjunto das Competitivas totalizou 20,7 milhões de acessos banda larga fixa no trimestre e um market share de 48,3%. Este total está subnotificado. A Unifique, por exemplo, que reportou 593 mil acessos banda larga fixa em agosto, não reportou acessos em setembro.

As seis Competitivas consideradas neste comentário totalizavam um market share de 10% do total de acessos banda larga fixa.

A Teleco estima em R$ 13,4 bilhões a receita líquida da banda larga fixa no 3T22, com crescimento de 12,8% em relação ao 2T21.

 

8) Market Share de TV por Assinatura: Claro

 

A Claro (42%), líder em TV por Assinatura, continuou perdendo market share no 3T22 para a Sky e Oi.

 

 

A Teleco estima em R$ 3,9 bilhões a receita líquida da TV por Assinatura no 3T22, sendo 8,9% menor que a do 3T21.

 

9) Market Share de Telefones Fixos: Claro lidera

 

A Claro promoveu um ajuste de sua base de telefones fixos, que resultou em adições líquidas de 4 milhões de telefones fixos em setembro, levando a um forte crescimento no seu market share no 3T22, quando ela passou a ter 12,8 milhões de telefones fixos.

 

 

A Teleco estima em R$ 3,3 bilhões a receita líquida da Telefonia fixa no 3T22, apresentando queda de 8,5% em relação ao 3T21.

 

10) Rentabilidade: Vero lidera em Margem EBITDA

 

A Vero liderou em margem EBITDA no 3T22, seguida pela Unifique e pela Desktop.

 

Nota: Considera-se a Margem EBITDA de rotina, normalizada ou ajustada.

 

A margem EBITDA da Oi caiu para 14% no 2T22 com a venda da Oi Móvel e para 6,1% no 3T22.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

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