Atualizado em: 25/11/2022
Líderes em Telecom no Brasil no 3T22
O quadro de líderes em Telecom no Brasil apresentou no 3º trimestre de 2022 (3T22) a Claro liderando em 5 indicadores, seguida pela Vivo (3) e as Competitivas Desktop e Vero com 1 cada.
O Teleco iniciou no 1º trimestre de 2011 o acompanhamento do desempenho dos Grupos de Telecom no Brasil através de indicadores selecionados.
A partir do final de 2021. a Teleco passou a considerar Competitivas aquelas definidas pela Anatel como Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs). A Anatel considera Vivo, Claro, TIM, Oi e SKY como prestadoras de Grande Porte.
A partir do 2T22 a liderança nos indicadores passou a ser atribuída à empresa líder que divulgar o indicador, independente do porte. Na análise será apresentado também o resultado das Competitivas como grupo.
Foram incluídas nesta análise as prestadoras de grande porte e as seguintes Competitivas que divulgam seus resultados: Algar, Brisanet, Alares, Desktop, Vero e Unifique.
Em abr/22 foi concluída a venda da Oi móvel para Vivo, Claro e TIM, conforme a divisão acertada entre as partes. Os dados deste comentário consideram a incorporação dos celulares da Oi Móvel por estas operadoras, a partir do 2T22, sendo que a receita foi apropriada por cada operadora a partir de abril.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada indicador.
1) Receita: Vivo é a líder
A Vivo liderou em receita líquida com R$ 12,2 bilhões no 3T22, seguida pela Claro (R$ 10,8 bilhões) e TIM (R$ 5,6 bilhões).
A Teleco estima em R$ 40,6 bilhões a receita líquida total das prestadoras de telecomunicações no 3T22, sendo R$ 7,4 bilhões das Competitivas (PPPs). As seis Competitivas consideradas neste comentário representam 18% da receita das Competitivas.
A Vivo também lidera em receita no móvel (R$ 8,5 bilhões) e a Claro em receita de serviços fixos (R$ 4,9 bilhões).
2) Crescimento de Receita: Desktop liderou
A Desktop liderou novamente em crescimento de receita líquida (99%) na comparação do 3T22 com o 3T21, seguida pela Vero (82%), Unifique (47%) e Brisanet (34%), todas Competitivas.
O crescimento da receita das Competitivas foi impulsionado pela aquisição de outras prestadoras e o da TIM, Vivo e Claro pela aquisição da Oi Móvel
A Teleco estima em 6,4% o crescimento da receita líquida total dos serviços de telecomunicações no 3T22/3T21 e em 17,3% o das Competitivas (PPPs).
3) Vivo é a líder em Receita do Móvel
A Vivo continuou liderando em receita líquida no móvel, após a incorporação da Oi Móvel, seguida pela Claro.
A aquisição da Oi Móvel impulsionou o crescimento da receita da Vivo, da Claro e da TIM no trimestre.
A Teleco estima em R$ 19,8 bilhões a receita líquida do móvel no 3T22, com crescimento de 7,9% em relação a do 3T21.
4) Vivo é a líder em Market Share do Móvel
A Vivo (37,6%) permanece na liderança em celular no Brasil no 3T22, seguida pela Claro e pela TIM na terceira posição.
Com a aquisição da Oi Móvel, o market share da Vivo, da Claro e da TIM cresceu no 2T22.A Vivo perdeu market share no 3T22 por ter desconectado 3 milhões de celulares adquiridos da Oi Móvel, na sua maioria pré-pagos (2,2 milhões). Estes celulares foram considerados inativos, de acordo com os critérios adotados pela Vivo.
5) Fixo: Claro lidera em receita
A Claro manteve a liderança em receita líquida de serviços fixos com R$ 4,9 bilhões no 3T22, seguida pela Vivo.
A Teleco estima em R$ 20,8 bilhões a receita líquida total dos serviços fixos no 3T22, sendo R$ 7,4 bilhões das Competitivas (PPPs). As seis Competitivas consideradas neste comentário representam 18% da receita de serviços fixos das Competitivas.
A receita líquida de serviços fixos cresceu 4,4% no 3T22/3T21.
6) Fixo: Claro liderou em Market share
A Claro (31,9%) manteve a liderança em market share de acessos fixos no 3T22, impulsionada por um ajuste de +4 milhões em sua base de telefones fixos. Vivo e a Oi disputam a 2ª colocação, apesar de terem perdido market share, assim como a Sky.
O market share do conjunto das Competitivas era de 28,0% no 3T22 e o da TIM 1,7%.
7) Market Share de Banda Larga Fixa: Claro lidera
A Claro manteve a liderança em market share de banda larga fixa no 3T22 com 9,7 milhões de acessos e 22,7% de market share, seguida pela Vivo (15,0%), Oi (11,9%) e Brisanet (2,4%).
O conjunto das Competitivas totalizou 20,7 milhões de acessos banda larga fixa no trimestre e um market share de 48,3%. Este total está subnotificado. A Unifique, por exemplo, que reportou 593 mil acessos banda larga fixa em agosto, não reportou acessos em setembro.
As seis Competitivas consideradas neste comentário totalizavam um market share de 10% do total de acessos banda larga fixa.
A Teleco estima em R$ 13,4 bilhões a receita líquida da banda larga fixa no 3T22, com crescimento de 12,8% em relação ao 2T21.
8) Market Share de TV por Assinatura: Claro
A Claro (42%), líder em TV por Assinatura, continuou perdendo market share no 3T22 para a Sky e Oi.
A Teleco estima em R$ 3,9 bilhões a receita líquida da TV por Assinatura no 3T22, sendo 8,9% menor que a do 3T21.
9) Market Share de Telefones Fixos: Claro lidera
A Claro promoveu um ajuste de sua base de telefones fixos, que resultou em adições líquidas de 4 milhões de telefones fixos em setembro, levando a um forte crescimento no seu market share no 3T22, quando ela passou a ter 12,8 milhões de telefones fixos.
A Teleco estima em R$ 3,3 bilhões a receita líquida da Telefonia fixa no 3T22, apresentando queda de 8,5% em relação ao 3T21.
10) Rentabilidade: Vero lidera em Margem EBITDA
A Vero liderou em margem EBITDA no 3T22, seguida pela Unifique e pela Desktop.
Nota: Considera-se a Margem EBITDA de rotina, normalizada ou ajustada.
A margem EBITDA da Oi caiu para 14% no 2T22 com a venda da Oi Móvel e para 6,1% no 3T22.
Diante deste cenário pergunta-se:
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