Tim lidera o crescimento no 1º trimestre
A Tim foi a operadora que mais cresceu em nº de celulares no Brasil no 1º trimestre de 2005 (1T05). Ela foi responsável por 35,4% dos 3 milhões de novos celulares (adições líquidas) incorporados à base do Brasil no 1T05.
Fonte: Anatel e Operadoras.
Em termos percentuais, o crescimento da Tim de 7,9% superou pela primeira vez em um trimestre o da Oi (4,7%).
Nota: Os dados relativo a OI deste comentário são baseados em informações de market share divulgados pela Anatel. A Oi divulgou em 02/05/05 um crescimento maior (5,6%). Mais detalhes.
A Claro cresceu na mesma taxa da média do Brasil (4,6%). Telemig/Amazônia Celular (2,6%) e a Vivo (1,6%) foram as que menos cresceram. A Nextel apresentou um crescimento de 4,8%.
A Tim superou a Claro no trimestre e passou a ser a 2ª operadora em número de celulares no Brasil.
Evolução do Market Share das Operadoras de Celular (%)
Market Share (%) | 1T04 |
2T04 |
3T04 |
4T04 |
1T05 |
Vivo | 44,5 |
43,5 |
42,3 |
40,4 |
39,3 |
Claro | 20,2 |
20,5 |
20,6 |
20,8 |
20,8 |
Tim | 18,6 |
19,3 |
20,1 |
20,7 |
21,4 |
Oi | 9,0 |
9,4 |
9,9 |
10,4 |
10,5 |
Telemig/Amaz. | 7,0 |
6,6 |
6,5 |
6,1 |
6,0 |
BrT GSM | - |
- |
- |
0,9 |
1,5 |
CTBC/Sercomtel | 0,8 |
0,7 |
0,7 |
0,6 |
0,6 |
Brasil (milhares) | 49.143 |
54.032 |
58.158 |
65.606 |
68.635 |
A Vivo continua sendo a líder em market share nas 3 regiões de SMP em que está dividido o Brasil, sendo que na Região I a diferença da Oi para a Vivo é de apenas 0,05% (Fonte Anatel).
O ritmo de crescimento do celular no Brasil sofreu uma redução no 1T05. O crescimento de mar/04 a mar/05 foi de 39,7% contra 41,5% em 2004 (mais detalhes). Esta redução foi fruto de uma diminuição nas promoções das operadoras que buscaram desta forma melhorar a sua rentabilidade no trimestre.
A Claro, por exemplo, foi de um margem Ebitda negativa no 4T04 (-11,6%) para 6,5% no 1T05. O crescimento da Claro (4,6%) foi o menor entre os 11 países que a América Móvil atua que cresceram em média 8,6% no trimestre.
A diminuição das promoções atingiram principalmente o segmento pré-pago que apresentou um pequena diminuição da sua participação no total de celulares no Brasil.
Percentual de Celulares Pré-pago
Dez/04 |
Mar/05 |
|
Vivo | 80,5% |
80,3% |
Claro | 82,4% |
81,9% |
Tim Participações | 76,4% |
77,0% |
Brasil | 80,5% |
80,3% |
Esta diminuição ocorreu na Vivo e na Claro mas não na Tim participações (Banda A da Tim). Em mar/04, no Brasil, 77,7% dos celulares eram pré-pago.
Um outro exemplo que reflete as diferenças de estratégia das operadoras é a região que engloba os estados do Paraná e Santa Catarina. Esta região vem apresentando grande crescimento impulsionado pela entrada da BrT GSM e da Claro nas Bandas E e D. O crescimento desta região no 1T05 foi de 7,4%, sendo que a Tim (Banda A) cresceu 5,6%, enquanto a Vivo (Banda B) cresceu 2,6%.
Diante deste quadro pergunta-se:
- O crescimento do celular irá se acelerar no 2º trimestre? As promoções de dia das mães estão agressivas o suficiente para produzir este crescimento? Vivo, Claro e Oi estão mais agressivas?
- A Tim irá se acomodar na 2ª colocação? Ou irá perseguir o 1º lugar? Qual será a reação da Vivo?
- Como a possibilidade de incorporação da BrT GSM afeta este cenário? A BrT GSM deixará de ser agressiva nas suas promoções?
- Para 41% dos que responderam a enquete do Teleco deveria haver 3 operadoras de celular em cada região do país (4 ou mais para 59%). A incorporação da BrT GSM faria com que existissem 3 (e não 4) operadoras na maior parte do Brasil. Isto poderia implicar em um menor crescimento do celular em 2004/2005?
- Neste cenário aumenta a importância da aquisição da Telemig Celular para a Vivo e para a Claro?
- Está na hora da Anatel colocar em licitação novas autorizações de 3 G para aumentar a competição?