Atualizado em: 19/05/2022
Líderes em velocidade da BL fixa no 1T23
Em mar/23, 15 das 28 prestadoras de banda larga fixa com mais de 100 mil acessos banda larga fixa, apresentavam velocidade média contratada maior que a média Brasil, que era estimada pela Teleco em 280 Mbps.
A AZZA Telecom, prestadora com 134 mil acessos banda larga fixa no interior de São Paulo, era a líder, com planos de 100 Mbps a 1 Gbps.
As Competitivas (PPPs) ocupavam as 9 primeiras colocações: ZAAZ, Vero, BTT, Desktop, EB Fibra, Algar, Green, America Net e Companhia Itabirana.
Entre as prestadoras de Grande Porte, Claro e Oi apresentavam velocidades médias contratadas maior que a média Brasil.
A maior parte dos acessos destas prestadoras é de consumidores pessoa física (PF). Prestadoras que atuam predominantemente no mercado B2B (PJ) apresentam velocidade maiores.
O conjunto das prestadoras de Grande Porte e de Pequeno Porte (Competitivas) ofertavam velocidades médias contratadas muito próximas em março de 2023.
Nota: Velocidade média estimada pela Teleco diferente da publicada pela Anatel para 2022 e 1T23
Os dados de velocidade mostram claramente a diferença entre as tecnologias, com a Fibra e o Cabo oferecendo em média velocidades cerca de 300 Mbps. O Rádio, cabo metálico (xDSL) e o satélite oferecem velocidades bem menores.
A velocidade média contratada Brasil apresentou crescimento acelerado nos últimos 3 anos, 500% de 2019 a 2022 e deve continuar crescendo nos próximos anos. A Anatel colocou como meta que ela seja de 1 Gbps em 2027.
Fonte: Teleco e Anatel.
A competição está impulsionando a corrida pela oferta de mais velocidade e para que haja uma oferta massiva de acessos com mais de 1 Gbps será necessário um upgrade das redes (XG-PON) e dos dispositivos dos usuários para o WiFi 6, WiFi 6c e futuramente WiFi 7.
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares