Atualizado em: 08/06/2023
Balanço de um ano sem a Oi Móvel
A venda da Oi Móvel para Vivo, Claro e TIM foi formalizada em abril de 2022 e, a partir desta data, as três operadoras passaram a reportar celulares incorporando os clientes adquiridos da Oi Móvel.
Um ano depois, em abr/23, apenas as MVNOs e a Algar haviam acumulado adições líquidas de celulares positivas neste período.
A TIM, operadora que adquiriu mais celulares da Oi (16,3 milhões), foi a que mais perdeu neste período de um ano (-7,3 milhões). A Claro e a Vivo apresentaram perdas menores.
A maior parte destas perdas ocorreu nas áreas de registro (DDDs) onde cada operadora incorporou a Oi Móvel, devido ao desligamento de celulares da Oi Móvel considerados inativos por estas operadoras. A base de celulares do Brasil perdeu 8,1 milhões de celularesno período abr/22-abr/23.
Pode ter ocorrido também a migração de clientes da Oi Móvel para uma operadora diferente daquela a que foi incorporado. Vivo e Claro apresentaram adições líquidas positivas nos DDDs em que não incorporaram clientes da Oi Móvel.
Pré-pago
Claro (-1,0 milhão), Vivo (-2,9 milhões) e TIM (-3,1 milhões) apresentaram adições líquidas negativas de pré-pago neste período de um ano.
As perdas da TIM seriam de 5,1 milhões se ela não tivesse reclassificado como pré-pago cerca de 2 milhões de planos controle do pós-pago no 1T23.
Pós-pago sem M2M
Já no pós-pago sem M2M, a Vivo (+1,3 milhões) e a Claro (+0,3 milhões) apresentaram adições líquidas positivas após um ano da incorporação da Oi Móvel, enquanto a TIM perdia 3,7 milhões de pós-pago sem M2M, sendo que 2 milhões foram migrados para o pré-pago.
Neste período Claro (1,6 milhão) e Vivo (1,1 milhão) apresentaram saldo positivo de números de pós-pagos portados, enquanto o da TIM foi negativo (-0,3 milhão).
M2M
O Brasil terminou abr/23 com 40,5 milhões de terminais M2M, 3,3 milhões a mais que em abr/22. Vivo (+1,4 milhão), Claro (0,4 milhão) e Algar/MVNOs (+1,8 milhão) apresentaram adições líquidas positivas neste período, enquanto a TIM perdia 0,3 milhão de terminais M2M.
O balanço final é que, na comparação do número de celulares que cada operadora tinha antes da aquisição da Oi Móvel (mar/22) com abr/23, a Vivo apresentou adições líquidas de 12,7 milhões de celulares, a Claro 11,3 milhões e a TIM 9 milhões.
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares