Atualizado em: 30/04/2023
O desempenho da Claro no 2T23
A Claro continuou apresentando um bom desempenho no segundo trimestre de 2023 (2T23), com a receita líquida crescendo 7,6% na comparação do 2T23 com o 2T22, quando já havia incorporado a Oi Móvel.
Fonte: América Móvil
A receita do móvel ultrapassou a do fixo no 1T22 e no 2T23 representava 57% da receita líquida da Claro.
Móvel
A receita do móvel da Claro apresentou um crescimento anual de 15% no 2T23, sendo que a receita de serviços móveis da Claro cresceu 12,6%, atingindo R$ 5,9 bilhões neste trimestre. A receita de aparelhos apresentou um crescimento maior (57,3%) devido a venda de aparelhos 5G.
A Claro terminou o 2T23 com 83,7 milhões de celulares, sendo 48,5 milhões pós-pago e 35,1 milhões pré-pago. No pós-pago estão incluídos cerca de 14 milhões de terminais M2M.
Ela perdeu 2,1 milhões de celulares neste período após a incorporação de 12 milhões de celulares da Oi Móvel. As perdas ocorreram no pré-pago (-2,6 milhões).
No 2T23, o pós-pago apresentou adições líquidas positivas (0,6 milhões) e o pré-pago voltou a crescer (0,2 milhões) após um ano em queda.
Fonte: América Móvil e Anatel
No 2T22 foram incorporados 12,9 milhões de celulares da Oi, sendo que 1,6 milhão deste total foram desligados por não estarem gerando tráfego.
O crescimento anual do ARPU foi de 6,5% atingindo R$ 24 no 2T23. O churn mensal, que havia crescido após a incorporação da Oi Móvel, caiu para 2,5% no trimestre.
Fixo
A Claro é a líder no fixo e conseguiu estabilizar a sua receita líquida de serviços fixos a partir do 2T22, tendo caído 0,8% no 2T23/2T22.
O crescimento da receita de banda larga fixa tem contribuído para compensar as perdas na TV por Assinatura e na telefonia fixa.
No 2T23, a receita da banda larga fixa apresentou crescimento anual de 7,5%, enquanto a TV por assinatura desacelerou sua queda anual de -11,2% no 2T22 para -5,1% no 2T23. A receita de redes corporativas caiu 1,1% no período devido ao cancelamento de contratos de Cloud que não eram lucrativos.
A Claro está investindo em sua rede de fibra, tendo superado em mai/23 a marca de 1 milhão de acessos banda larga com fibra, que representavam 10,4% dos acessos banda larga fixa da Claro.
Ela encerrou o 2T23 com 9,9 milhões de domicílios cobertos pela sua rede de fibra (FTTH) presentes em 423 cidades.
A margem EBITDA da Claro continuou sua trajetória de crescimento no 2T23, tendo atingido 41,1%.
Diante deste cenário pergunta-se:
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