Atualizado em: 10/08/2023
Vivo x Oi: Quem está crescendo em BL Fixa?
Fonte: Anatel
Vivo e Oi, as duas principais concessionárias de telefonia fixa que utilizavam a rede de cobre para prover banda larga (xDSL), perderam 1 milhão de acessos banda larga fixa em 4 anos e meio (2018 a 2T23).
A Vivo voltou a crescer em 2022, mas a Oi ainda continua apresentando adições líquidas negativas. As duas operadoras continuaram perdendo market share no 1º semestre de 2023.
As perdas ocorreram devido ao crescimento das Competitivas (PPPs), que passaram a oferecer acessos em fibra com velocidades mais altas que as dos acessos xDSL da Vivo e da Oi.
Diante deste quadro, as duas operadoras passaram a investir pesadamente em fibra (FTTH) e promoveram a migração de grande parte de seus clientes da rede de cobre (xDSL) para a rede de fibra.
No 2T23, os acessos em fibra respondiam por 89% do total de acessos banda larga fixa da Vivo e 86% da Oi.
A Vivo conseguiu compensar as perdas de 241 mil acessos xDSL no 1º semestre de 2023 com o crescimento dos acessos em fibra (+ 326 mil).
Já na Oi, as adições líquidas em fibra ainda não têm sido suficientes para superar as perdas com o xDSL. A Oi apresentou adições líquidas negativas nos primeiros 6 meses do ano (-214 mil acessos), enquanto o número de novos acessos em fibra foi de 147 mil.
Nos próximos trimestres ficará mais difícil para estas prestadoras crescer, à medida que acabam os clientes de xDSL que estão sendo migrados para fibra.
Para manter este crescimento em fibra, elas apostam em adquirir clientes com a ampliação das casas passadas por suas redes ou por redes neutras das empresas (FiBrasil e V.tal) em que tem uma participação.
A Vivo terminou o 2T23 com 24,7 milhões de casas passadas pela sua rede de fibra e a Oi com 21,5 milhões. A meta anunciada pelas duas operadoras é de cerca de 30 milhões de casas passadas em 2024.
A Vivo tinha no 2T23 um Take-Up Rate (Casas Conectadas/Casas Passadas) maior (23%) que o da Oi (19%).
A Oi terminou 2T23 com a oferta de banda larga com fibra em 443 municípios. Ela possuía um ARPU de serviços em fibra de R$ 91,0. O ARPU de banda larga fixa na rede de fibra da Vivo era de R$87,4.
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares