Atualizado em: 01/09/2023

Vivo lidera em market share de acessos para o B2B

 

A Vivo liderava em market share de acessos para o mercado B2B (empresas - PJ) no 2T23, com 41% dos celulares, 21% dos acessos banda larga fixa e 29% dos telefones fixos.

A Claro ocupava a 2ª colocação em celular (33%) e telefones fixos (28%) e a Oi em BL fixa (18%).

Detalha-se a seguir estes resultados. Foram incluídas nesta análise as prestadoras de grande porte e as dez maiores Competitivas.

 

1) Market Share de Celulares PJ



A Vivo terminou o 2T23 com 23,1 milhões de celulares pessoa jurídica (PJ) e market share de 40,8% no trimestre. A Claro (33,3%) vem na segunda posição e a TIM (13,3%) na terceira. As MVNOs (6,4%) e a Algar (6,1%) somam 12,5% de market share.

O Brasil tinha 56,7 milhões de celulares pessoa jurídica (PJ) no 2T23, o que correspondia a 23% do total de celulares do Brasil. Os pré-pagos representavam 0,1% do total PJ.

A Vivo era a líder em market share dos 15,5 milhões de pós-pago, excluíndo-se M2M, com quase 50% de market share no 2T23. A Claro e a TIM perderam market share no trimestre neste segmento.

 


A Vivo liderava também em market share dos 41,2 milhões de terminais M2M no 2T23, seguida da Claro (34,1%), que vem perdendo market share para a Vivo desde o 3T22.

 


A TIM ocupava a 3ª colocação (11,5%), mas com um market share menor que a soma do market share da Algar e das MVNOs (17%).

A Vivo liderou em adições líquidas de M2M no 2T23 (+0,46 milhões) seguida pelas MVNOs (0,25 milhões) e pela TIM (0,24 milhões). A Algar foi superada pelo conjunto das MVNOs neste trimestre.

 

2) Market Share de Banda Larga Fixa (PJ)

A Vivo era a líder em market share de banda larga fixa pessoa jurídica no 2T23, com 1,1 milhões de acessos e 21,3% de participação, seguida pela Oi (17,9%) e pela Claro (16,2%).

O conjunto das Competitivas totalizou 2,3 milhões de acessos banda larga fixa para pessoa jurídica (PJ) e uma participação de 44,0% do total de acessos no 2T23.

Dentre as Competitivas com maior market share de acessos banda larga fixa pessoa jurídica (PJ), a Kore Brasil tem o maior market share (5,4%), seguida pela Algar (3,3%).

 

Fonte: Anatel

 

Com a fusão da Vero com a Desktop, a nova prestadora passaria a ocupar a 3ª colocação.

O Brasil possuía 5,2 milhões de acessos banda larga fixa pessoa jurídica no 2T23, o que correspondia a 11,1% do total de acessos banda larga fixa no Brasil.

 

3) Market Share de Telefonia Fixa (PJ)

 

A Vivo era a líder em market share de telefonia fixa para pessoa jurídica (PF) com 29,1% de participação no 2T23. Claro vem na segunda posição (28,0%) seguida da Oi (23,8%). Algar (7,8%), TIM (6,7%) e outras prestadoras completam o quadro.

Todas as operadoras tiveram adições líquidas negativas no trimestre, somente o grupo das outras operadoras cresceu no 2T23.

Os acessos de telefonia fixa para pessoa jurídica (PF), correspondia a 45,5% dos 26,2 milhões de telefones fixos do Brasil no 2T23.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

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