Atualizado em: 05/11/2023
Quem teve melhor desempenho no 3T23: Vivo ou Claro?
Vivo e Claro travaram uma dura batalha pela liderança em market share de 5G. No 3T23, a Vivo liderou com adições líquidas de 1.773 mil celulares 5G, superiores às da Claro (1.612 mil), mas a Claro manteve a liderança em market share.
A Vivo (R$ 13,1 bilhões) e a Claro (R$ 11,4 bilhões) são as duas principais operadoras de telecom do Brasil.
Fonte: Telefônica e América Móvil.
Neste trimestre, a Vivo apresentou um crescimento anual da receita líquida (7,5%) maior que o da Claro (6,0%). O crescimento das duas é expressivo, uma vez que neste trimestre o crescimento não foi impulsionado pela aquisição da Oi Móvel, que foi incorporada em abril de 2022. Na comparação com o trimestre anterior, a receita da Claro cresceu 1,6% e a da Vivo 3,0%.
A Claro apresentou um crescimento anual maior na receita do móvel (10,8%) e a Vivo na da fixa (3,1%).
O móvel é a principal fonte de receita da Vivo (70,8%) e da Claro (57,1%).
A Vivo é a líder em market share de celular e a Claro em banda larga fixa, TV por assinatura e telefones fixos.
Receita do Serviço Móvel
Nota: Exclui receita de venda de aparelhos. O crescimento anual entre o 2T22 e o 2T23 foi impulsionado pela incorporação da Oi Móvel.
A receita líquida de serviços móveis da Claro tem apresentado um crescimento anual maior que a da Vivo. O crescimento da receita no 3T23 não foi influenciado pela incorporação da Oi Móvel, que ocorreu em abr/22.
A Vivo tem investido mais na venda de aparelhos.
A Claro liderou em adições líquidas de celulares no trimestre, tanto no pós-pago, como no pré-pago. Já a Vivo apresentou perdas de (0,2 milhões) no pré-pago.
Receita de Serviços Fixos
A receita de serviços fixos da Vivo vem apresentando crescimento anual positivo, impulsionada pela receita da banda larga fixa (8,8%) no 3T23. A Claro teve crescimento positivo de 0,1% na receita do Fixo, a primeira após 6 anos.
Nota: Crescimento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
O crescimento de 8,4% d a receita da banda larga fixa da Claro foi suficiente para compensar as perdas nas receitas de telefonia fixa (-13,2%) e de TV por assinatura (-5,3%).
A Vivo teve perda nas receitas de telefonia fixa (-3,1%) e de TV por assinatura (-14,5%).
A Vivo apresentou adições líquidas de banda larga fixa (+73 mil) ligeiramente superiores às da Claro (+65 mil) e ambas operadoras apresentaram adições líquidas negativas em telefonia fixa e TV por Assinatura.
Rentabilidade
Vivo e Claro apresentaram crescimento de suas margens EBITDA no 3T23, mas a Vivo terminou o trimestre com uma margem maior (42,2%).
Nota: Margem EBITDA Recorrente
Diante deste cenário, pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares