Atualizado em: 10/11/2023
Líderes do celular no 3T23
O quadro de líderes do celular não apresentou modificações neste trimestre. Vivo liderou em cinco (5) dos onze indicadores, a Claro liderou em quatro (4) e a TIM em dois (2) indicadores.
O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014. Em 2019 foi introduzido um novo indicador: crescimento de pós-pago sem M2M.
No 1T20 foi excluído o indicador de receita de dados, uma vez que dados já representa mais de 80% da receita líquida de serviços. A partir do 2T20, a Claro passou a ser considerada com a incorporação da Nextel. No 2T20 o indicador de market share de pós-pago foi substituído pelo de pós-pago sem M2M e a ordem de apresentação dos indicadores alterada. No 1T22 o indicador de market share em 4G foi substituído pelo de market share em 5G. Em abr/22 foi concluída a venda da Oi móvel para Vivo, Claro e TIM, conforme a divisão acertada entre as partes (mais detalhes). No 1T23 o indicador de cobertura mudou para cobertura 4G.
O Brasil terminou o 3T23 com 252,9 milhões de celulares, uma queda de 990 mil em relação a 2022.
Nota: A análise considera as operadoras Vivo, Claro, TIM e Algar.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes onze indicadores para o 3T23.
1) Market Share de Celular: Vivo lidera
A Vivo manteve a liderança em market share de celular, mas vem perdendo participação de mercado no ano. Ela terminou o 3T23 com 97,6 milhões de celulares.
Somente Claro ganhou market share nos 9 primeiros meses do ano. A TIM apresentou a maior perda no ano (-1,2 milhão).
A Vivo perdeu a liderança no DDD 11 (SP Metro) e no DDD 82/UF (Alagoas) para a Claro e no DDD 83/UF (Paraíba) para a TIM.
2) Crescimento de celulares: A Claro liderou em adições líquidas no trimestre.
A Claro liderou novamente o crescimento do celular neste trimestre com adições líquidas de 1.361 mil de celulares.
As MVNOs e a TIM apresentaram adições líquidas positivas e a Algar e a Vivo negativas no trimestre.
No 3T23, a Claro liderou em adições líquidas de pós-pago (1,17 milhões) e no pré-pago (0,2 milhões). TIM e Vivo tiveram perdas no pré-pago no trimestre.
3) Market Share de Pré-pago: Vivo lidera
A Vivo se manteve na liderança, terminando 3T23 com 37,2 milhões de pré-pagos, mas vem perdendo market share.
A Claro (32,3%) superou a TIM (31,8%) no 2T23 assumindo a segunda posição e passando para 32,8% de market share no 3T23.
4) Market Share de Pós-pago sem M2M: Vivo mantém a liderança
A Vivo manteve a liderança no pós-pago, sem os terminais M2M, com market share de 43,4%. A Claro (34,3%) se manteve na segunda colocação.
Este quadro apresenta poucas alterações quando são incluídos no pós-pago os terminais M2M.
5) Crescimento de pós-pago sem M2M: Claro liderou
A Claro liderou em adições líquidas de pós-pago sem M2M no 2T23 (+0,9 milhões), seguida pela Vivo (+0,6 milhões) e pela TIM na terceira posição com 0,4 milhões de adições líquidas.
6) Market Share de M2M: Vivo lidera
A Vivo (37,1%) manteve a liderança em market share de terminais M2M no 3T23. Vivo e Claro vêm perdendo market share.
O market share da TIM era de 11,8% no 3T23, seguida pelas MVNOs (9,2%) e Algar (7,9%).
As MVNOs lideraram em adições líquidas de M2M no 3T23 (+315 mil), seguidas pela Claro (+241 mil) e pela TIM (+234 mil). A maior parte das adições líquidas das prestadoras foram de IoT.
A Claro liderou em adições líquidas de M2M (0,38 milhão) para IoT, seguida pela MVNOs (0,32 milhão).
7) Market Share 5G: Claro lidera
A Claro (38,6%) mantém a liderança em market share de 5G desde o 1T22, mas vem sendo ameaçada pela Vivo, que com 38,0% de market share ocupava a segunda posição no 3T23.
Os celulares 5G cresceram 296% no 3T23/3T22.
8) Receita Líquida do Móvel: Vivo na liderança
No 3T23, a Vivo se manteve na liderança em receita líquida do móvel (R$ 9,3 bilhões), seguida pela Claro.
9) Crescimento da Receita Líquida de Serviços Móveis: Claro liderou no trimestre
A Claro liderou o crescimento da receita líquida de serviços móveis no 3T23/3T22 com 9,7%, seguida da Vivo com 9,0% de crescimento.
10) ARPU: TIM na liderança
O ARPU da TIM vem crescendo desde o 3T22 e atingiu o valor de R$30,2 no 3T23. A Claro manteve seu ARPU constante no trimestre.
Nota: Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes no seu cálculo.
11) Cobertura 4G: TIM lidera
A TIM liderou em cobertura 4G atingindo a 99,6% da população, seguida pela Vivo (96,2%) e pela Claro (95,9%).
A TIM liderava também em total de municípios atendidos com 4G (5.500), seguida pela Vivo (4.748) e pela Claro (4.414).
Diante deste cenário pergunta-se:
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