Atualizado em: 9/03/2024
Operadoras privatizadas lideram em 6 das 10 áreas do celular
Em 1998, o Brasil estava dividido em 10 áreas para prestação do Serviço Móvel Celular (SMC). As operadoras privatizadas do Sistema Telebrás, primeiras a entrar em operação, ocupavam a Banda A e as novas operadoras, que haviam adquirido a frequência da Banda B, iniciavam sua operação comercial.
Passados vinte e seis anos, as operadoras de Banda A ainda são as líderes em market share em seis das dez áreas e as de Banda B nas demais. Algar, que é a Banda A no triângulo mineiro, também manteve a liderança na sua área de atendimento.
* A Vivo adquiriu a Telemig Celular (MG) e a Tele Centro Oeste. A Oi adquiriu a Amazônia Celular.
** Acre e Rondonia estão na região Centro Oeste e não na Norte. Nordeste não inclui Bahia e Sergipe.
A Vivo se mantinha como líder em 2023 em cinco das sete áreas em que adquiriu prestadoras da Banda A. Ela perdeu a liderança em SP (DDD 11) e no C. Oeste para a Claro (Banda B).
No Nordeste a TIM (Banda A) perdeu a liderança para a Claro em 2023.
Apresenta-se a seguir uma análise mais detalhada da disputa por market share nestas dez áreas do SMC. Este cenário foi avaliado por um comentário do Teleco em mar/22 (mais detalhes)
Área 1 - São Paulo Capital (DDD 11): Claro é a nova lider
Em 2023, a Claro assumiu a liderança na região, com 36,7% de market share seguida de perto pela Vivo com 36,1%.
Área 2 - São Paulo Interior: Vivo manteve a liderança
A Vivo (Banda A) liderava em 2023, com market share 37,8%, seguida da Claro (Banda B) com 32,7%.
TIM se manteve na terceira posição em market share.
Área 3 - RJ/ES: Vivo manteve a liderança
A Vivo (Banda A) aumentou seu market share para 41,8% em 2023, permanecendo a frente da Claro (Banda B), que se manteve estável com 34,2% de market share.
TIM é a terceira e perdeu market share em 2023.
Área 4 - Minas Gerais: Vivo ampliou a liderança
A Vivo, que adquiriu a Telemig (Banda A) ampliou sua liderança para 52,9% de market share em 2023.
A Claro (22,5%), que assumiu a 2ª colocação em 2022, perdeu market share em 2023. A TIM se manteve estável (22,1%)
Área 5 - Paraná/Santa Catarina: TIM manteve a liderança
A TIM (Banda A) liderava com 47,9% de market share em 2023, mas está perdendo market share para a Vivo (Banda B) e a Claro.
Área 6 - Rio Grande do Sul: Vivo era a líder
A Vivo (Banda A) liderava com 49,6% de market share em 2023, uma pequena queda em relação ao ano anterior. A Claro (Banda B) ganhou market share e possuía 34,6% nessa área.
TIM perdeu market share em 2023.
Área 7 - Centro-Oeste: Claro se manteve a liderança
A Claro (Banda B) abriu vantagem desde 2009 em relação a Vivo (TCO Banda A) e manteve a liderança em 2023 com 43,9% de market share.
TIM também perdeu market share nessa área em 2023.
Área 8 - Norte: Vivo mantém a liderança
A Vivo manteve a liderança no Norte, mas está sendo ameaçada pela Claro.
A TIM vem perdendo market share desde 2009.
Área 9 - Bahia/Sergipe: Vivo era a lider
A Vivo (Banda A) ampliou a liderança com cerca de 42,4% de market share, a frente da Claro que perdeu (-2,5 p.p) em 2023.
A TIM (Banda B) ocupa a terceira colocação bem abaixo das demais.
Área 10 - Nordeste: Claro se torna a líder
A Claro assumiu a liderança em 2023 com 36,8% de market share nessa área. TIM (Banda A) ficou com a segunda posição.
A Vivo que havia assumido a liderança em 2022 na região, com a incorporação da maior parte dos celulares da Oi Móvel, caiu para a terceira posição em 2023.
Diante deste cenário pergunta-se:
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