Atualizado em: 19/04/2024
Vivo lidera em market share de acessos para o B2B
A Vivo liderava em market share de acessos para o mercado B2B de Pessoa Jurídica (PJ) em 2023, com 41% dos celulares e 21% dos acessos banda larga fixa. A Claro liderava em telefones fixos (28%).
Em 2023, o Brasil tinha 60,7 milhões de acessos B2B, que representavam 23,5% do total de acessos desses serviços (PF+PJ).
Detalha-se a seguir o market share para esses serviços. Foram incluídas nesta análise as prestadoras de grande porte e as dez maiores Competitivas.
1) Market Share de Celulares PJ
A Vivo terminou 2023 com 24,3 milhões de celulares PJ e market share de 40,8% no ano. A Claro e as MVNOs ganharam market share em 2023.
A quase totalidade dos 59,5 milhões de celulares PJ eram pós-pagos (99,9%), sendo que 43 milhões eram terminais M2M.
A Vivo era a líder em market share de pós-pago, excluindo-se M2M, com 8,4 milhões de celulares. A TIM perdeu market share neste segmento, em 2023.
A Vivo liderava também em market share de terminais M2M, seguida da Claro (34,8%), mas perdeu market share em 2023.
A TIM ocupava a 3ª colocação (11,7%), e as MVNOs (9,7%) vêm ganhando market share e passaram a Algar (6,8%) em 2023.
A Claro liderou em adições líquidas de M2M em 2023 (+1,4 milhões) seguida pela Vivo (1,2 milhões) e pelas MVNOs (1,1 milhões). .
2) Market Share de Banda Larga Fixa (PJ)
A Vivo manteve a liderança em market share de banda larga fixa PJ em 2023, com 1,2 milhões de acessos e 21,0% de participação, seguida pela Oi (16,0%) que apresentou uma queda de 2,7 p.p. neste ano, se aproximando da Claro (15,3%).
O conjunto das Competitivas totalizou 2,6 milhões de acessos banda larga fixa PJ e uma participação de 47,2% no total de acessos em 2023.
Dentre as Competitivas com maior market share de acessos banda larga fixa PJ, destaca-se a Alloha Fibra com market share de 6,0%, seguida pela Vero (5,2%) e pela Brisanet (5,0%).
3) Market Share de Telefonia Fixa (PJ)
A Claro disputa com a Vivo a liderança em market share de telefonia fixa PJ com 27,7% e 27,2% de participação respectivamente em 2023. Oi ocupa a terceira posição (22,3%) e a Algar (10,7%) ganhou market share.
Todas as prestadoras de grande porte tiveram adições líquidas negativas no ano.
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares