Siga o Teleco
Siga o Teleco
Atualizado em: 04/05/2024
O pós-pago sem M2M superou o pré-pago
No 1T24, existiam mais usuários de celulares com planos pós-pagos, do que com pré-pago. O Brasil possuía 215 milhões de celulares de pessoas (sem M2M) e cerca de 208 milhões de habitantes.
Os celulares pós-pagos, utilizados por pessoas (sem M2M), ultrapassaram os pré-pagos em fev/24 e ampliaram a diferença para 658 mil celulares em mar/24. Em 2013, os celulares pós-pago sem M2M, representavam 21% do total de celulares sem M2M.
Esta transição dos usuários de pré-pago para planos pós-pagos foi impulsionada pelo fim do "efeito clube", quando era muito mais barato ligar para um celular da mesma operadora, que tornava vantajosa a posse de mais de um chip, e pela oferta de planos controle.
No período de (2013-1T24), a quantidade de celulares pré-pagos caiu de 212 milhões para 107 milhões, enquanto a de pós-pago sem M2M crescia de 55 milhões para 108 milhões.
Nos três primeiros meses do ano (1T24) o pós-pago sem M2M apresentou adições líquidas de 1,9 milhão de celulares, enquanto o pré-pago perdia 362 mil celulares.
Claro, Vivo e TIM apresentaram adições líquidas positivas no 1T24.
Nos três primeiros meses do ano (1T24), deixaram de ser pré-pagos 362 mil celulares. A Claro apresentou adições líquidas positivas (+145 mil) no trimestre, mas na Vivo (-322 mil) e na TIM (-221 mil) elas foram negativas.
A Vivo mantém a liderança em market share de pós-pago sem M2M, mas com tendência de queda desde 2022, juntamente com a TIM, que ocupa a terceira posição. A Claro vem ganhando market share neste segmento.
O mesmo quadro se repete para o market share de pré-pago.
O Brasil terminou o 1º trimestre de 2024 (1T24) com 151,0 milhões de celulares pós-pagos, sendo que 43,2 milhões eram terminais M2M.
Vivo (37,0%) e Claro (34,2%) disputavam a liderança em market share de M2M no 1T24, enquanto a TIM (11,8%) tem um market share menor que os 17,0% das Competitivas (Algar e MVNOs).
Diante deste cenário pergunta-se:
- A base de celulares pré-pagos vai continuar encolhendo em 2024?
- Quem vai liderar o crescimento do pós-pago sem M2M em 2024?
- A TIM vai voltar a crescer no pós-pago sem M2M nos próximos meses?
|
|||||