Atualizado em:  27/06/05

Pós-pago acelera o crescimento no Brasil

 

O celular pré-pago tem sido a grande vedete do crescimento do celular no Brasil. Em maio de 2005 81% dos 73,7 milhões de celulares existentes no Brasil eram pré-pagos.

 

O crescimento dos celulares pós-pagos vem se acelerando nos últimos meses. Em maio de 2005 existiam 14 milhões de celulares pós-pagos o que corresponde a uma densidade de 7,6 celulares pós-pagos por 100 habitantes.

 

 

No primeiro trimestre de 2005 o crescimento do celular apresentou um comportamento atípico. O pós-pago apresentou um crescimento percentual maior (5,7%) que o pré-pago (4,4%).

 

Certamente os lançamentos de planos pós-pagos com controle de gastos têm contribuído para este crescimento. Os menores preços dos aparelhos quando comprados nestes planos têm atraído um público com características de uso similares às dos clientes pré-pagos.

 

 

O crescimento do pré-pago é movido por promoções e tem seus picos nos meses de dezembro (Natal) e maio (dia das mães). Já o pós-pago apresenta um crescimento mais uniforme durante o ano.

 

Apesar dos celulares pós-pagos apresentarem um ARPU mais de 4 vezes maior que o dos celulares pré-pagos, este crescimento deve ser comemorado com cautela pelas operadoras, como exemplificado pelo que ocorreu com a Vivo no 1T05.

 

ARPU da Vivo

 

ARPU (R$)
2T04
3T04
4T04
1T05
Total
33
32
31
29
Pós
82
81
80
77
Pré
19
18
18
16

ARPU: Receita média por usuário

 

O número de celulares pós-pagos da Vivo cresceu 2,4% no 1T05 enquanto o de pré-pagos cresceu 1,4%. O crescimento do número de celulares pós-pagos veio acompanhado no entanto de uma queda no ARPU dos celulares pós-pagos. A exemplo do que ocorre com os celulares pré-pagos, uma ampliação da sua base, leva à incorporação de clientes com consumo menor e consequentemente à diminuição do ARPU.

 

A importância dos clientes pós-pagos para as operadoras continua sendo grande. Na Vivo, os 20% de celulares pós-pagos representam 53% da receita liquida de serviços desta operadora. Na Telemig Celular os 27% de pós-pago respondem por 65% da receita líquida de serviços.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

 

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Comentário de Eduardo Chacon

 

Com relação ao crescimento do celular pós pago, com certeza a tendência de cescimento continuará. Por vários motivos:

 

 

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