Atualizado em: 04/09/2024
Grupo Alares lidera em Velocidade da BL Fixa
Com a aquisição da AZZA, o Grupo Alares passou a liderar em velocidade média contratada no varejo, entre as prestadoras com mais de 100 mil acessos banda larga fixa, com planos de 100 Mbps a 1 Gbps.
No segundo trimestre de 2024 (2T24), 14 das 27 destas prestadoras de banda larga fixa apresentavam velocidade média contratada maior que a média Brasil, que era estimada pela Teleco em 365 Mbps.
A velocidade média no varejo é estimada pela Teleco ponderando as velocidades das prestadoras na base de dados disponibilizada da Anatel com a participação dos acessos pessoa física no total de acessos da prestadora.
A velocidade média no varejo, que apresentou um crescimento anual de 37% em 2022 e 2023, está crescendo menos em 2024.
A tendência é que ela cresça menos de 30% em 2024. A competição em BL fixa está ocorrendo mais em velocidade e qualidade do serviço do que em preço.
Um crescimento maior da velocidade depende de um upgrade os dispositivos dos usuários para o WiFi 6.
Mantidas estas taxas de crescimento, o Brasil deve demorar mais para atingir uma velocidade média de BL fixa contratada no varejo de 1 Gbps. Este marco é importante, pois, para que haja uma oferta massiva de acessos com mais de 1 Gbps será necessário um upgrade das redes (XG-PON).
As velocidades médias contratadas de Claro e Oi reportadas à Anatel estavam acima da média e vem se mantendo bem próximas, já na Vivo a velocidade média é mais baixa.
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares