Atualizado em: 10/11/2024

Líderes do celular no 3T24

 

O quadro de líderes do celular no terceiro trimestre de 2024 (3T24) não apresentou alteração quando comparado ao trimestre anterior, com a Vivo liderando em oito (8) dos onze indicadores acompanhados pelo Teleco, a TIM mantendo a liderança em dois (2) indicadores e a Claro liderando em um (1) indicador.

 

 

Líder no 1T23 2T23 3T23 4T23 1T24 2T24 3T24
1
Celulares Market Share Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
2
Crescimento de Celulares Adições Líquidas Vivo Claro Claro Claro Claro Vivo Vivo
3
Pré-pago Market Share Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
4
Pós-pago sem M2M Market Share Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
5
Crescimento do Pós-pago sem M2M Adições Líquidas Claro Claro Claro Claro Claro Vivo Vivo
6
M2M Market Share Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
7
5G Market Share Claro Claro Claro Claro Claro Vivo Vivo
8
Receita Receita Líquida Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
9
Crescimento
Receita
Cresc. anual Rec.
Serviços
Claro TIM TIM Claro Claro Claro Claro
10
Receita p/ Cliente ARPU TIM TIM Vivo TIM TIM TIM TIM
11
Cobertura População Atendida
TIM TIM TIM TIM TIM TIM TIM

Nota: A análise considera as operadoras Vivo, Claro, TIM, Algar e MVNOs.

O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014. Em 2019 foi introduzido um novo indicador: crescimento de pós-pago sem M2M.

No 1T20 foi excluído o indicador de receita de dados, uma vez que dados já representa mais de 80% da receita líquida de serviços. A partir do 2T20, a Claro passou a ser considerada com a incorporação da Nextel. No 2T20 o indicador de market share de pós-pago foi substituído pelo de pós-pago sem M2M e a ordem de apresentação dos indicadores alterada. No 1T22 o indicador de market share em 4G foi substituído pelo de market share em 5G. Em abr/22 foi concluída a venda da Oi móvel para Vivo, Claro e TIM, conforme a divisão acertada entre as partes (mais detalhes).

O Brasil terminou o 3T24 com 262,3 milhões de celulares, um crescimento de 9,3 milhões em relação ao 3T23.

 

Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes onze indicadores para o 3T24.

 

1) Market Share Celulares: Vivo lidera

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou 3T24 com 101,5 milhões de celulares e se manteve estável em market share (38,7%), da mesma maneira que a TIM (23,7%). A Claro diminuiu para 33,7% seu market share.

 

 

A Brisanet começou a divulgar seus acessos móveis em fev/24 e no 3T24 possuía 223 mil celulares (aumento de 92 mil celulares).

 

Celulares (milhares)
1T23
2T23 3T23 4T23 1T24 2T24 3T24
Vivo 98.051 97.755 97.587 99.075 99.663 100.949 101.506
Claro 82.844 83.671 85.032 86.951 87.652 88.328 88.276
TIM 61.721 61.225 61.254 61.248 61.420 61.986 62.149
Algar 4.559 4.605 4.484 4.116
4.120
4.173 4.402
Brisanet - - - - 55 128 223
MVNOs 3.953 4.229 4.584 4.924 5.209 5.539 5.631

 

Apresenta-se a seguir o quadro de líderes nas regiões, unidades de federação e áreas de registro no 2T24. A Claro perdeu a liderança no Ceará para a Vivo.

 

- Líder em Market Share no 2T24
Região UF* Áreas de Registro (DDD)
Vivo I, II e III 13 (+1) 34
Claro - 10 (-1) 20
TIM - 4 12
Algar     1
* Unidade da Federação

 

 

2) Crescimento de celulares: A Vivo liderou em adições líquidas no trimestre

A Vivo liderou o crescimento do celular no 3º trimestre de 2024 com adições líquidas de 0,6 milhões de celulares, à frente da Algar (0,23 milhões) e da TIM (0,16 milhões).

 

 

- Adições Líquidas (Milhares)
1T23
2T23 3T23 4T23 1T24 2T24 3T24
Vivo 72 -296 -168 1.487 588 1.286 557
Claro -764 -496 29 682 701 676 -52
TIM 8 46 -121 -286 172 566 163
Algar -1 -1 0 6 4 53 229
Brisanet         55 73 95
MVNOs 278 276 355 340 285 330 92

 

A Vivo (1,1 milhão) liderou as adições líquidas de pós-pago no trimestre, mas apresentou adições líquidas negativas no pré-pago (-0,5 milhão), juntamente com as demais operadoras.

 

 

3) Market Share de Pré-pago: Vivo lidera

 

A Vivo, que lidera em market share do pré-pago, se manteve estável com 34,7% e terminou o trimestre com 36,5 milhões de pré-pagos. A Claro (33,3%) cresceu no trimestre e a TIM (30,9%) continuou perdendo market share.

 

 

 

Pré-pago (Milhares)
1T23
2T23 3T23 4T23 1T24 2T24 3T24
Vivo 39.296 38.071 37.163 37.267 37.055 36.977 36.478
Claro 34.946 35.141 35.334 35.463 35.609 35.377 35.035
TIM 35.653 34.639 34.078 33.634 33.312 33.014 32.468
Algar 602 599 578 593 594 562 556

 

Vivo (-499 mil), Claro (-342 mil) e TIM (-546 mil) tiveram adições líquidas negativas no pré-pago no 3T24.

 

4) Market Share de Pós-pago sem M2M: Vivo mantém a liderança

 

A Vivo manteve a liderança no pós-pago sem os terminais M2M e seu market share (43,2%) se manteve estável. A Claro (34,2%) se manteve na segunda colocação, seguida pela TIM (21,4%).

 

 

Pós-pago sem
M2M (milhares)
1T23
2T23 3T23 4T23 1T24 2T24 3T24
Vivo 43.782 44.248 44.804 45.903 46.589 47.410 48.183
Claro 34.021 34.496 35.422 36.503 37.268 37.821 38.190
TIM 21.563 21.842 22.198 22.580 22.995 23.453 23.881
Algar 598 599 601 606 609 610 632

 

Este quadro apresenta poucas alterações quando são incluídos no pós-pago os terminais M2M.

 

5) Crescimento de pós-pago sem M2M: Vivo liderou

 

A Vivo liderou em adições líquidas de pós-pago sem M2M no 3T24 (0,8 milhão), seguida pela Claro (0,43 milhão) e pela TIM (0,37 milhão).

 

 

6) Market Share de M2M: Vivo lidera

 

A Vivo (37,1%), aumentou o market share na liderança em terminais M2M no 3T24, seguida pela Claro (33,1%).

 

 

A TIM aumentou seu market share e no 3T24 passou para 12,8%.

 

M2M (milhares)
1T23
2T23
3T23 4T23 1T24 2T24 3T24
Vivo 14.974 15.437 15.620 15.905 16.020 16.562 16.845
Claro 13.876 14.034 14.275 14.985 14.775 15.130 15.051
TIM 4.504 4.744 4.978 5.035 5.113 5.518 5.800
Algar 3.358 3.407 3.304 2.917
2.916
3.001 3.214
DATORA* 2.138 2.239 2.398 2.436 2.494 2.607 2.757
NLT* 626 650 706 832 951 992 967
SURF* 340 364 425 455 479 514 893
TELECALL* 298 402 459 572 649 680 2

* MVNOs

 

A Vivo liderou em adições líquidas de M2M no 3T24 (283 mil) seguida de perto pela TIM (282 mil) e pela Algar (213 mil).

 

 

7) Market Share de 5G: Vivo lidera

 

A Vivo (39,6%) liderava em market share de 5G no 3T24, com 39,6% de market share. O market share da Claro caiu para 35,6% no 3T24. A TIM também vem diminuindo seu market share, que caiu para 24,6% neste trimestre.

No total, os celulares 5G atingiram 34,9 milhões e tiveram adições de 5,6 milhões no trimestre.

 

 

5G (milhares) 1T23 2T23 3T23 4T23 1T24 2T24 3T24
Vivo 3.094 4.350 6.123 7.615 8.952 11.029 13.825
Claro 3.162 4.599 6.211 7.718 9.152 10.674 12.407
TIM 1.936 2.477 3.776 5.207 6.167 7.560 8.563
Total 8.191 11.426 16.110 20.552 24.284 29.299 34.872

 

8) Receita Líquida do Móvel: Vivo na liderança

 

 

A Vivo se manteve na liderança em receita líquida do móvel com R$ 10,1 bilhões no 3T24, seguida pela Claro. As operadoras vêm aumentando a receita do móvel desde o 1T24.

 

R$ Milhões 1T23 2T23 3T23 4T23 1T24 2T24 3T24
Vivo  8.819 8.927 9.279 9.643 9.583 9.724 10.068
Claro 6.210 6.396 6.526 6.786 6.755 7.033 7.224
TIM 5.366 5.541 5.731 5.947 5.763 5.965 6.086

 

9) Crescimento da Receita Líquida de Serviços Móveis: Claro liderou no trimestre

 

A Claro liderou o crescimento da receita líquida de serviços móveis no 3T24/3T23 com 10,7%, seguida pela Vivo (8,5%)

 

 

10) ARPU: TIM é a lider

 

A TIM, que mantêm a liderança em ARPU, cresceu no 3T24 passando para R$ 31,7 no trimestre. Vivo e Claro também aumentaram o ARPU neste trimestre.

 

 

 

ARPU (R$) 4T22 1T23 2T23 3T23 4T23 1T24 2T24 3T24
Vivo 27,0 27,1 27,9 28,9 29,1 29,2 29,6 30,3
Claro 22 23,0 24,0 24,0 24,0 24,0 24,0 25,0
TIM 26,6 27,7 29,2 30,2 31,1 30,3 31,2 31,7

Nota: Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes no seu cálculo.

 

11) Cobertura: TIM lidera

 

A TIM manteve a liderança e atingiu 100% da população. A Vivo (98,0%) vem na segunda posição na frente da Claro (97,9%).

 

 

A TIM liderava em cobertura 4G (100%), a Vivo em 3G (97,4%), a TIM em 5G (52,0%) e a Claro em 2G (95,4%)

A TIM liderava também em total de municípios atendidos independente da tecnologia (5.570), seguida pela Vivo (4.942) e pela Claro (4.585).

 

 

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