Atualizado em: 04/05/2025

Como crescer em um Mercado de Banda Larga Maduro?

Nota: Crescimento orgânico das maiores prestadoras de Banda Larga Fixa. Brasil Tecpar e Alares não foram incluídas nesta análise por terem apresentado forte crescimento com aquisições.

O mercado de banda larga fixa passou por um ciclo de forte crescimento, com as Competitivas apresentando um crescimento de 36% em seus acessos em 2020, mas a taxa de crescimento foi diminuindo e no quarto trimestre de 2024 (4T24) a taxa de crescimento do Brasil foi 7,7%, sendo que as Competitivas cresceram 12,3% e as prestadoras de Grande Porte 2,2%.

O crescimento deve ser menor em 2025 e a competição deve ser acirrada, com a Nio (Oi Fibra) passando a disputar mais fortemente este mercado.

Este comentário irá analisar as estratégias de crescimento orgânico das 4 prestadoras de BL Fixa que divulgaram entre seus indicadores a taxa de cancelamentos (churn).

Nota: O Churn mensal é calculado dividindo-se os cancelamentos no trimestre pela quantidade de acessos no fim do trimestre anterior. O valor é dividido por três para se ter o churn médio mensal.

A Vivo apresentou a menor taxa de cancelamentos (Churn) no 4T24 entre estas 4 prestadoras. Se seu churn tivesse sido o mesmo da Brisanet (2,2%) os cancelamentos teriam crescido e suas adições líquidas teriam sido de 32 mil e não 184 mil acessos BL fixa no 4T24.

Ou seja, para crescer em acessos é importante melhorar a experiência do cliente para reduzir o churn. Aumentar a oferta de serviços contratados pelo cliente, streaming e móvel por exemplo, contribui também para fidelizar o cliente e reduzir o churn.

Não basta também crescer o número de clientes para aumentar a receita. Vero e Unifique apresentaram um crescimento maior da receita que Vivo e Brisanet, que cresceram mais em acessos BL.

Nota: Crescimento da receita total da Vero. Nas demais, crescimento da receita de banda larga do B2C.

Isto ocorre porque Vero e Unifique têm um ARPU (Receita líquida média mensal por cliente) mais alto que Vivo e Brisanet.

Nota: O ARPU da Unfique foi estimado pela Teleco.

O ARPU pode crescer com a oferta de serviços de valor adicionado, mas depende do mercado onde a prestadora atua. No Nordeste, onde a Brisanet atua, é esperado um ARPU mais baixo.

A Vero, por exemplo, foca nos clientes com maior poder aquisitivo e não oferece planos de entrada no valor de menos de R$ 90 como acontece nas demais prestadoras.

As prestadoras de Grande Porte (Vivo, Claro, TIM e Oi) concentram sua oferta de BL fixa nos municípios com mais de 100 mil habitantes, enquanto as competitivas têm mais de 90% dos acessos nos municípios menores, por terem um custo de aquisição de clientes mais baixo.

Estas considerações têm que ser levadas em conta também quando se planeja a expansão geográfica da rede por construção de novas redes ou por aquisições.

A Teleco estima que existam em média mais de 2 redes de fibra na porta de cada domicílio do Brasil e o take-up redes (Casas Passadas/ Casas Conectadas) ainda é baixo.

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

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