Atualizado em: 28/06/2025
Prestadoras líderes em velocidade de transporte no B2B
O Brasil possui um mercado de transporte (Link Dedicado) para o B2B altamente competitivo, com 742 prestadoras tendo informado a velocidade média contratada de acessos para transporte no 1T25.
Este comentário analisa os líderes em velocidade média contratada de acessos para transporte entre as 217 prestadoras que tem foco no B2B (95% de seus acessos são PJ) e que tinham mais de 100 acessos no 1T25, totalizando 364 mil acessos.
Fonte: Anatel mar/25, prestadoras com mais de 100 acessos BL, sendo 95% PJ.
A Eletronet liderava em velocidade média contratada de acessos não internet (transporte) com 74,5 Gbps, seguida pela Ufinet (12,9 Gbps).
Não estão incluídas nesta análise as empresas de Cabo Submarino como a Seabras (3,3 Tbps), Google (2,0 TBps), Angola Cable (38 Gbps) e o Serpro (6,3 Gbps).
Apesar de terem a maior parte de seus acessos BL para pessoas físicas, Vivo e Claro também participam deste mercado, com velocidade média contratada de acessos não internet de 2,1 Gbps e 380 Mbps, respectivamente.
Este quadro se modifica quando se considera a velocidade média contratada de acessos a internet (IP), com a Directnet e a Faix liderando com 10,8 Gbps.
A infraestrutura de Backbone e Backhaul avançou no Brasil nos últimos anos, com iniciativas como o Programa Norte Conectado, e o compartilhamento das redes entre as prestadoras aumentou a competitividade na oferta de transporte e IP (Internet) para empresas, provedores locais e outras instituições.
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Conheça o editor que conquistou o Brasil: o poder da IA do Wondershare Filmora na palma da sua mão
Mais Webinares