Atualizado em: Atualizado em 31/07/05
Celular cresce mais que a Fixa mas perde rentabilidade (1S05)
Um balanço do 1º semestre de 2005 (1S05) aponta para a continuidade do crescimento acelerado do nº de celulares e conexões Banda Larga ADSL e para a estagnação no crescimento do número de telefones fixos.
*Telemar, BrT e Telefonica
Este quadro teve como resultado um crescimento maior da receita líquida das operadoras de Celular.
Receita Líquida
*Telemar, BrT, Telefonica e Embratel
Para manter este crescimento as operadoras de celular tiveram, no entanto, de sacrificar a sua rentabilidade.
Nota: Margem EBITDA, é a relação entre EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) e receita líquida. Consulte comentário do Teleco sobre rentabilidade das operadoras.
A conquista de market share, mesmo com o sacrifício de rentabilidade, tem sido a prioridade das operadoras Tim, Claro, Oi e BrT GSM. Concluída a fase da implantação das novas redes GSM (resta apenas a Claro em Minas Gerais) e com a consolidação da liderança desta tecnologia no Brasil (47% dos celulares em Jun/05), estas operadoras vem priorizando o crescimento e reduzindo o market share da líder de mercado a Vivo.
A Vivo, que teve um crescimento no número de celulares de 21% entre Jun/05 e jun/04, abaixo da média do Brasil (39,8%), apresentou também uma queda de rentabilidade, apesar de não ter crescido no mesmo ritmo das demais. Consulte o comentário Os desafios da Vivo.
Já na telefonia fixa, com o serviço telefônico fixo apresentando condições de receita e margem estáveis, as concessionárias de Telefonia Local (Telemar, BrT e Telefonica) estão investindo no crescimento da Banda larga (ADSL) e em operadoras de celular.
Na telefonia de longa distância o market share da Receita Bruta entres as principais operadoras, apresentadas na tabela a seguir, sofreu uma pequena variação. É interessante observar que a receita de Longa Distância (LD) destas operadoras continua crescendo apesar da concorrência de outras operadoras.
Market Share de Longa Distância
Receita Bruta de Longa Distância
(R$ Milhões)
Diante deste quadro pergunta-se:
Gostaria de incluir as peguntas:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares