Atualizado em: 20/11/05
Tim e Oi lideram o crescimento do Celular em Outubro
O Brasil terminou outubro com 81,2 milhões de celulares tendo apresentado no mês um crescimento de 1,6% e adições líquidas de 1,2 milhões de celulares. A densidade atingiu a marca de 44 celulares por 100 habitantes. O número de celulares pré-pagos subiu para 65,8 milhões, mas o percentual de celulares pré-pagos em relação ao total caiu de 81,10% (Set/05) para 80,95% (Out/05).
O crescimento acumulado até out/05 foi de 15,6 milhões de celulares, ligeiramente inferior ao projetado pelo Teleco de 16,1 milhões.
Pelas projeções do Teleco o Brasil deveria terminar o ano com 88 milhões de celulares. O crescimento apresentado nos últimos dois meses aponta para um número entre 85 e 88 milhões em Dez/05.
O comportamento das operadoras, com as promoções de Natal, será decisivo para se atingir este número. A Vivo, após as promoções do "Dia das Mães" em maio, passou a apresentar um crescimento mensal baixo, com adiçoes líquidas próximas às da BrT GSM e Telemig/Amazônia Celular.
A Tim continua liderando o crescimento do celular em 2005 e consolidando sua posição como 2ª operadora em número de celulares no país com uma vantagem de 1 milhão de celulares em relação à Claro.
A Claro apresentou um rítmo menor de crescimento em outubro tendo sido suplantada em adições líquidas no mês pela Oi. O alto churn da Claro continua prejudicando a operadora. A Oi parece estar apostando em um crescimento mais agressivo tendo apresentado em Out/05 adições líquidas de 342 mil celulares, o que corresponde a 27,6% das adições liquidas totais do mercado brasileiro em Out/05.
A tabela a seguir apresenta a evolução do crescimento e market share das operadoras no acumulado de 2005.
Celulares Out/05
Crescimento Jan-Out/05
Fonte: Teleco a partir dos dados de market share da Anatel
Em Out/05 o número de celulares GSM, que representa 49% dos celulares no país, superou o número de telefones fixos em serviço no Brasil. As demais tecnologias perderam market share no acumulado de 2005.
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares