Atualizado em: 13/03/06
A Telemar vai virar Oi?
A Telemar vem mudando gradualmente o perfil da sua receita. Em 2002, quando a Oi entrou em operação, a telefonia fixa local representava 75% da receita bruta da Telemar (TNL). Em 2005 a participação da telefonia fixa local caiu para 60%. O resultado evoluiu de um prejuízo de R$ 416 M em 2002 para um lucro de R$ 1,1 B em 2005, mostrando o acerto de suas estratégias de negócio.
Nota: Telefonia fixa local composta pelas receitas do serviço local fixo-fixo, chamadas fixo móvel (VC1), TUP (orelhões) e receitas de interconexão (uso da rede).
A queda de participação da telefonia fixa local não ocorreu por uma diminuição da receita deste serviço, mas por um aumento nas receitas de longa distância, celular e dados.
* Sem Contax
As receitas de longa distância apresentaram um crescimento pequeno em 2005 com queda de 16% nas receitas de chamadas que envolvem telefones celulares (VC2/3). A competição em longa distância nacional deve se acirrar em 2006 com as operadoras VOIP (Ver comentário). A Telemar anunciou uma parceria com a Net2Phone para oferecer VOIP para chamadas internacionais.
O crescimento de 28,2% da receita de dados foi turbinado pelo crescimento da receita de ADSL (Velox) de 73,8% em 2005. Velox representa 32,5% da receita de dados da Telemar.
A receita de celular (Oi) cresceu 30,4% em 2005 e já representa 12% da receita bruta da Telemar. A Telemar terminou 2005 com 25,2 milhões de clientes sendo 14,9 milhões telefones fixos em serviço e 10,3 milhões de celulares. Deve terminar 2006 com um número de celulares próximo ao de telefones fixos.
A Telemar tem priorizado as áreas de celular e dados nos seus investimentos. Os investimentos em celular em 2005 foram de R$ 835 milhões, 35% dos investimentos da Telemar.
Neste período a Telemar conseguiu manter uma margem Ebitda superior a 40% e aumentar gradativamente o lucro, à medida que amortizava seu endividamento.
A Telemar tem priorizado a expansão para outros serviços em sua área de concessão (Região I) utilizando como marca a Oi.
Lançado em fevereiro de 2005 o provedor Oi Internet fechou 2005 com 1,26 milhões de clientes de acesso discado e 129 mil no serviço de banda larga. Na área de radiodifusão a Oi também já está presente com a rádio Oi. A Pégasus Telecom foi incorporada em 30/11/05 à Oi.
A Telemar lançou também um programa de formação de gestores, denominado "Geração Telemar", para comandar esta nova empresa que vai surgindo das transformações em curso e que pode vir a ser conhecida no futuro apenas pela marca Oi.
Finalmente, é importante salientar que as transformações no perfil de receita em curso na Telemar, estão ocorrendo também nas demais concessionárias de telefonia fixa local.
Este quadro mostra que a Telemar e demais concessionárias não estão passivas diante das transformações em curso no setor de telecomunicações, com o crescimento do celular, banda larga e Voip, em um cenário de convergência de serviços.
Questões
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