Atualizado em: 21/05/2006

Claro é a líder em crescimento do celular em 2006

 

A Claro, com adições líquidas acumuladas no ano de 1,3 milhões de celulares, assumiu a liderança do crescimento do celulares em 2006.

 

 

O Brasil terminou abril com 90,6 milhões de celulares e uma densidade de 48,72 cel/100 hab. O crescimento acumulado no ano (Jan-Abr) foi de 4,4 milhões de celulares, inferior aos 5,2 milhões de 2005 (Jan-Abr).

 

 

 

O crescimento do celular em Abr/06 foi de 1,2 milhões, inferior ao de Abr/05 (2,2 milhões). O fato de, em 2006, o dia das mães (14/05) ter caído 1 semana mais tarde que em 2005 (08/05) contribuiu para o baixo crescimento de Abr/06. Significativo também foi o baixo crescimento da Vivo no mês,

 

 

A tabela a seguir apresenta a posição das operadoras em abril de 2006 em relação à market share, unidades da federação (UF) atendidas e número de UFs em que a operadora ocupa a 1ª ou 2ª colocação em market share de celulares.

 

Abr/06 Celulares
milhares
M Share UF atendidas Nº UFs e
M Share
% Ganho(Perda)
Vivo 30.210 33,35 (0,36) 20 17 3
TIM 21.360 23,58 0,05 27 6 5
Claro 19.947 22,02 0,27 22 0 10
Oi 11.459 12,65 0,10 16 3 6
Telemig/Amaz 4.611 5,09 (0,09) 6 1 3
BrT GSM 2.518 2,78 0,03 10 0 0

 

A Vivo está presente em 20 das 27 Unidades da Federação (UF), sendo a líder de mercado em 17 delas e ocupando o 2º lugar nas demais (Bahia, Paraná e Sta. Catarina). A Vivo perdeu market share em abril em todas as UFs, com exceção do Maranhão, como se pode observar pelas tabelas apresentadas a seguir.

 

Em Abr/06, a Tim ganhou market share nas UFs onde é Bandas D/E e perdeu market share nas UFs onde é Bandas A/B. A Claro ganhou market em todas UFs, com exceção do Espírito Santo e do Mato Grosso do Sul. A Oi ganhou market share em 7 UFs e perdeu em 3. Telemig e Amazônia Celular não ganharam market share em nenhuma UF.

 

Market Share em Abril e o Ganho(Perda) em relação a Mar/06 (Região I)

 

Região I
Vivo
Claro
Tim
Oi
Telemig
Amaz.
Rio Jan
37,3
(0,5)
27,7
0,4 13,2 0,0
21,8
0,1
-
-
E Santo
65,0
(0,2)
12,7
(0,3) 13,1 0,4
9,1
0,0
-
-
M Gerais -
-
2,5 0,8 27,3 (0,2) 31,2 0,2 35,6 (0,8)
Bahia 25,5 (0,6) 21,2 0,7 23,3 (0,3) 30,0 0,2
-
-
Sergipe 52,2 (1,1) 17,5 1,0 12,7 0,2 17,6 (0,1)
-
-
Pernamb
-
-
29,9
0,1 35,1 (0,2)
35,0
0,0
-
-
Alagoas
-
-
24,8
0,1 44,6 (0,1)
30,6
0,0
-
-
Paraíba
-
-
27,9 0,0 34,4 (0,3) 37,8 0,3
-
-
R G Norte
-
-
28,5 0,1 36,2 (0,1) 35,3 0,0
-
-
Ceará
-
-
21,6 0,1 36,1 (0,2) 42,4 0,1
-
-
Piauí
-
-
31,8 0,5 34,2 (0,2) 34,0 (0,3)
-
-
Maranhão 30,2 0,1
-
-
22,4
0,3
23,0
0,1 24,4 (0,5)
Pará 33,6 (0,1)
-
-
24,7
0,0
19,9
0,4 21,8 (0,3)
Amaz. 41,8 (0,3)
-
-
25,3
0,5
9,3
(0,1) 23,6 (0,1)
Roraima 48,6 (0,3)
-
-
15,8
0,4
0,0
0,0 35,5 0,0
Amapá 41,5 (0,1)
-
-
21,6
0,3
0,0
0,0 36,9 (0,2)

 

Market Share em Abril e o Ganho(Perda) em relação a Mar/06 (Regiões II e III)

 

-
Vivo
Claro
Tim
BrT GSM
Paraná
33,6
(0,4)
12,1
0,4 44,9
(0,1)
7,8 0,1
S Catarina
33,1
(0,3)
11,9
0,4
45,5
0,0
9,6
0,0
Rio G. Sul
46,5
(0,5)
33,9
0,1
12,6
0,3
6,9
0,1
Dist. Fed
42,3
(0,3)
31,4
0,1
11,6
0,1
14,7
0,1
Goiás
48,0
(0,5)
27,7
0,2
12,1
0,1
12,3
0,2
Tocantins
39,5
(0,5)
33,4
0,2
11,7
0,2
15,4
0,1
M Grosso
60,8
(0,5)
21,2
0,2
9,3
0,1
8,8
0,2
M G Sul
55,1
(0,3)
24,5
(0,1)
12,1
0,3
8,2
0,1
Acre
59,7
(0,9)
22,4
0,5
9,4
0,0
8,5
0,3
Rondônia
43,7
(0,4)
34,0
0,1
7,8
(0,1)
14,5
0,4
São Paulo
48,4
(0,3)
28,8
0,1
22,5
0,2
-
-

 

Para mais detalhes consulte market share operadoras de celular.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

 

 

 

Comentário de Francisco José de Oliveira

É preocupante o crescimento das operadoras no Brasil pois:

 

O crescimento em Maio e Junho devera chegar a números recordes, mas com quedas também expressivas no Arpu e Churn do mercado devido a grande expansão da Claro.


CLARO esta crescendo no mercado de forma negativa em nível de rentabilidade com seu mercado, mas esta visando um mercado futuro devido aos seus parceiros e acionistas majoritários estarem muito bem em outros mercados e logicamente neste trimestre já se mostrou que não esta visando sua margem EBITDA.


VIVO tem que se reorganizar de forma rápida sua rede e expansão para o mercado Mineiro e Nordeste, pois se não ela vai ser ultrapassada não somente pela Tim, mas pela Claro em médio prazo. O mercado esta imaginando que a Vivo ira compra da Telemig Celular como estratégia para não perder sua liderança no mercado como já foi falado no passado, a Anatel esta estudando a liberação da Faixa 1,9 Ghz para que ela possa atuar, mas esta sendo contestada pela operadora Tim.


TIM esta se organizando também sua estrutura comercial e reformulando planos de ações para mercado, pois ela também esta crescendo e perdendo mercado ao mesmo tempo em algumas regiões estratégias para o seu crescimento sustentável, pois a Claro esta se expandindo no mercado Brasileiro e a Tim e um grande alvo para o seu crescimento e não podemos esquecer da Oi que já concorre com ela e tem um crescimento muito maior nas suas regiões de atuação.


OI na nova reorganização da reestrutura com a Telemar ela agora esta apostando na sinergia de produtos com a fixa exemplo ofertas Velox+TelefoneFixo+Ld+Oi em sua região de atuação, nisto ela esta apostando em sua rentabilidade com sua carteira de clientes e o mais inteligente para ela fazer neste mercado de preços que esta sendo feito agora e não podemos esquecer que ela também esta enfrentando uma grande concorrência na Telefonia Fixa o que esta atrapalhando ela em seu crescimento.


Telemig Celular – Devido a grande concorrência e as oferta dentro do mercado Mineiro não somente da Claro, mas da Oi e Tim ela vai apartir do segundo semestre de 2006 perder seu clientes de forma rápida. Ela tem que encontrar seu caminho agora mais do que nunca, os concorrentes no mercado Mineiro apenas visam suas campanhas encima de sua carteira de clientes. Mas não podemos esquecer que a Telemig Celular tem a maior cobertura do estado e esta atuando também agora no triangulo mineiro e muitos clientes dela são fieis já fidelizados a longo de mais de 9 anos a Oi vem com a concorrência em sua carteira de clientes a mais de 4 anos com o GSM e agora que eles estão perto de ultrapassa-los no que se refere a números de acesso e não em rentabilidade.

Amazônia Celular – devido ao sua localização de concorrência ela não esta sofrendo tanto assim como sua parceira Telemig Celular mas ela precisa também se expandir e não encontra maneira de se fazer em curto prazo falta dinheiro e estimulo dos acionistas para faze-lo.

 

 

 

 

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