Atualizado em: 10/09/2006
Por que se fala pouco no celular no Brasil?
O Brasil é o 6º país do mundo em número de celulares (mais detalhes), mas os brasileiros falam pouco no celular quando comparado a outros países do mundo.
O MOU, quantidade mensal de minutos utilizada por um usuário de celular no Brasil é menor que o de outros países da América Latina, como exemplificado a seguir para as operadoras da América Móvil (Claro no Brasil).
O MOU médio do celular no Brasil é de 70 minutos. A Tim, com 81 minutos possui o maior MOU do Brasil. Este valor é inferior ao obtido pelas operadoras da América Móvil na Colômbia, México, Chile, Argentina e América Central. A América Móvil é a maior operadora de celular da América Latina com 39% de market share.
*Inclui CTBC e Sercomtel
Por que o brasileiro fala menos no celular?
Uma primeira hipótese seria apontar o percentual de pré-pago como a causa, afinal o MOU de um usuário pós-pago é maior que o do pré-pago. Na Vivo, por exemplo, o MOU do pós-pago é de 200 minutos e do pré-pago 34 minutos (2T06). No entanto, o percentual de pré-pago da Claro no Brasil é o menor entre as operadoras da América Móvil.
*El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua
Uma outra hipótese estaria relacionada ao valor do ARPU (Receita média mensal por usuário). Estados Unidos e Europa possuem valores de ARPU e de MOU maiores que os obtidos no Brasil. O ARPU da Telefonica na Espanha, por exemplo, é de US$ 40,6 e o MOU de 156 minutos. No entanto, o ARPU da Claro no Brasil (US$ 11,0) é próximo ao obtido pelas demais operadoras da América Móvil.
Pode-se concluir então, que a utilização é baixa por que o serviço é mais caro que nos outros países.
Nota: ARPM (Average Revenue Per Minute) ou Receita líquida por minuto foi estimada pelo Teleco. Excluídas as receitas de outros serviços que não voz.
Os países com menor MOU ( Peru, Brasil e Equador) são aqueles em que o ARPM (Average Revenue Per Minute ou Receita líquida por minuto) das operadoras da América Móvil é maior. Brasil e Equador em particular são os países onde os tributos sobre esta receita líquida de serviços são maiores, o que torna ainda maior o custo do serviço para o usuário.
Fonte tributos: GSM Association e Deloitte
* VAT: Valor adicionado. No Brasil ICMS, que em alguns estados chega a 35%.
O alto custo do serviço para o usuário é também uma das causas para o Brasil ocupar apenas a 6ª posição em densidade de celulares, quando comparado aos demais países da América Latina (mais detalhes).
Este quadro de baixa utilização acaba se repetindo também em outros serviços que não voz. A taxa de utilização de SMS no Brasil é também inferior à encontrada nos demais países da América Latina.
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares