Atualizado em: 17/09/2006
Por que a Internet tem penetração menor que o Celular?
A quantidade de usuários de Internet é menor que a de celulares em todo o mundo. Segundo dados da UIT existiam em 2005 no mundo 2.137 milhões de celulares e 954 milhões de usuários de Internet (Mais detalhes).
No Brasil a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD 2005 ) do IBGE mostrou que, em 2005, o celular estava presente em 59,3% dos domicílios, enquanto o acesso à Internet em apenas 13,7%.
Uma comparação dos resultados do PNAD 2005 com pesquisa semelhante realizada pela União Européia (E-communications household survey), mostra que é no acesso à Internet que se encontra o "gap" maior entre o Brasil e os países desenvolvidos.
No Brasil a TV está presente em 91% dos domicílios e nos países da União Européia em 97% (em 48% através de ondas de rádio terrestre). A penetração dos telefones celulares nos domicílios superou a dos telefones fixos no Brasil e na Europa. No Brasil, no entanto, o percentual de domicílios só com celular (23%) é maior do que nos países da União Européia (18%). Já no acesso à Internet a penetração nos domicílios brasileiros (14%) é bem menor que na União Européia (40%).
Usuários de Celular e Internet no Brasil
Pesquisa suplementar do PNAD 2005 indicou que naquele ano, entre as pessoas com 10 anos ou mais de idade 56,1 milhões (38%) utilizavam o celular para uso pessoal e 32,1 milhões (21%) acessaram a Internet, pelo menos uma vez, por meio de computador, em algum local (domicílio, local de trabalho, escola, centro de acesso gratuito ou pago, domicílio de outras pessoas ou qualquer outro local) nos 90 dias que antecederam a entrevista.
A diferença entre os 56,1 milhões de usuários de celular do PNAD e os 79,5 milhões de celulares existentes, segundo a Anatel, na época da pesquisa (Set/05) deve-se ao fato de várias pessoas possuírem mais de um celular, de existirem celulares inativos como os 1,8 milhões que a Vivo deu baixa em Jun/06, e do PNAD não incluir pessoas com menos de 10 anos ou que utilizam celular na empresa e não para uso pessoal.
A quantidade de usuários de Celular e de Internet é influenciada pela renda, anos de instrução e idade das pessoas, como apresentado em PNAD 2005. Entre estes fatores, no entanto, a idade é o fator que apresenta diferenças mais significativas quando compara-se a penetração da Internet e do celular no Brasil.
Com se pode observar, a penetração da Internet supera a do Celular na faixa dos 10 aos 14 anos. A curva descendente da Internet começa na faixa dos 18 a 19 anos enquanto o celular continua crescendo até a faixa dos 25 aos 29 anos. Esta curva sugere que o crescimento da penetração da Internet está mais fortemente associada às novas gerações do que o Celular.
Espera-se da penetração do usuário de dados via celular um comportamento semelhante ao apresentado pela Internet com um crescimento mais forte entre os jovens. Afinal, é difícil imaginar que um usuário de dados via celular não seja também um usuário de Internet.
Um outro resultado interessante apontado pelo PNAD 2005 é de que a penetração do serviço entre os jovens é maior entre as mulheres que entre os homens.
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares