Atualizado em:  

A Compra da AT&T pela Telmex

Atualizada em 4/11/2003

 

A Telmex acabou saindo vencedora no leilão pelos ativos da AT&T Latin America, derrotando na disputa a Embratel que havia assinado um acordo de compra e venda com a AT&T e que dependia deste leilão para ser concretizado.

 

Com este resultado o quadro apresentado em comentário do Teleco do mês de setembro "Compra da AT&T consolida Rede Ópticas" passa por uma reviravolta.

 

A compra da AT&T pela Embratel implicava em maior concentração de mercado e perda de provedor alternativo por clientes corporativos que eram atendidos por Embratel e AT&T, como por exemplo o SBP. A Embratel perde portanto a oportunidade de ampliar suas redes ópticas metropolitanas, sua atuação internacional e de consolidar o mercado incorporando um dos seus competidores, principalmente no mercado corporativo.

 

Já a Telmex, que tem como principal acionista o grupo Carso Global Telecom, que também controla a Claro (Telecom Américas) no Brasil, fortalece a sua presença no Brasil. O grupo é o segundo em telefonia celular e passa a contar com uma base de clientes corporativos e redes ópticas nas principais cidades brasileiras.

 

O grupo Carso demonstra desta forma o seu interesse em atuar também em telefonia fixa no Brasil onde já é o detentor de autorizações, obtidas através da Claro, para prestar longa distância nacional e internacional em todo o país.

 

Diante deste quadro é possível vislumbrar duas linhas de ação para o Grupo nesta área.

  1. Associação com a Telemar, para a qual já havia oferecido uma participação na BCP adquirida recentemente pela Claro. A Telemar declinou em 30 de outubro de 2003 da oferta mas comunicou que " ambas as Companhias irão atuar conjuntamente, durante os seis meses que se seguirem à aquisição da BCP, no desenvolvimento e execução de acordos operacionais e comerciais".
  2. Consolidação de sua operadora de longa distância como novo competidor independente neste mercado. Este passo pode ser dado pela aquisição de uma operadora que tenha redes de longa distância ou mesmo pela aquisição de redes, fibras ou comprimentos de onda de outras operadoras para constituição de sua rede. As redes da Intelig e da Impsat são possibilidades.

Finalmente, é importante lembrar que a aquisição da AT&T pela Telmex depende ainda da aprovação do acordo pelos tribunais americanos o que está programado para ocorrer no dia 3 de novembro. ( O tribunal aprovou a aquisição em 3/11/2003)

 

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de Banda Larga Fixa?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI