Atualizado em:
A Compra da AT&T pela Telmex
Atualizada em 4/11/2003
A Telmex acabou saindo vencedora no leilão pelos ativos da AT&T Latin America, derrotando na disputa a Embratel que havia assinado um acordo de compra e venda com a AT&T e que dependia deste leilão para ser concretizado.
Com este resultado o quadro apresentado em comentário do Teleco do mês de setembro "Compra da AT&T consolida Rede Ópticas" passa por uma reviravolta.
A compra da AT&T pela Embratel implicava em maior concentração de mercado e perda de provedor alternativo por clientes corporativos que eram atendidos por Embratel e AT&T, como por exemplo o SBP. A Embratel perde portanto a oportunidade de ampliar suas redes ópticas metropolitanas, sua atuação internacional e de consolidar o mercado incorporando um dos seus competidores, principalmente no mercado corporativo.
Já a Telmex, que tem como principal acionista o grupo Carso Global Telecom, que também controla a Claro (Telecom Américas) no Brasil, fortalece a sua presença no Brasil. O grupo é o segundo em telefonia celular e passa a contar com uma base de clientes corporativos e redes ópticas nas principais cidades brasileiras.
O grupo Carso demonstra desta forma o seu interesse em atuar também em telefonia fixa no Brasil onde já é o detentor de autorizações, obtidas através da Claro, para prestar longa distância nacional e internacional em todo o país.
Diante deste quadro é possível vislumbrar duas linhas de ação para o Grupo nesta área.
Finalmente, é importante lembrar que a aquisição da AT&T pela Telmex depende ainda da aprovação do acordo pelos tribunais americanos o que está programado para ocorrer no dia 3 de novembro. ( O tribunal aprovou a aquisição em 3/11/2003)
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares