Atualizado em: 19/05/2007
A Tim pisou no freio?
A Tim, que liderou o crescimento em adições líquidas no 1º trimestre de 2007 (1T07), apresentou em abril adições líquidas bem inferiores às da Claro.
A Tim viu cair para 17,8% sua participação nas adições líquidas de abril, após ter respondido por 40% das adições líquidas no 1T07 Com este resultado a Tim perdeu market share no mês, o que não ocorria desde novembro de 2005.
Ainda é cedo para dizer se o baixo crescimento apresentado pela Tim em abril representa uma tendência para os próximos meses, ou foi apenas um freio de arrumação, onde uma maior quantidade de desligamentos compensou as adições líquidas expressivas de março.
Seja como for, a vida para a Tim ficou mais difícil a partir de abril. A Vivo já estava presente com o GSM em 86% dos municípios que atende e apresentou em abril adições líquidas de 125 mil celulares, muito próximas das da Tim. No mês de maio, Claro e Vivo apresentaram promoções para o dia das mães mais agressivas que a Tim para o segmento pré-pago.
Uma análise dos resultados trimestrais da Tim indica uma diminuição da participação dos celulares pré-pagos na base da operadora.
* Afetado pelo fim do Bill&Keep parcial a partir do 3T06 **Custo de aquisição de clientes
Outro problema a ser enfrentado pela Tim é o aumento do churn mensal nos dois últimos trimestres. No 1T07 a Tim apresentou um churn mensal de 2,9%, superior ao apresentado pela Claro (2,8%) e pela Vivo (2,6%).
Com este cenário, fica mais longe o sonho da Tim em alcançar a liderança em market share de celulares no Brasil. A diferença entre Tim e Vivo manteve-se estável em abril (2,7 milhões de celulares), já a diferença entre Tim e Claro caiu para 1,5 milhões (1,7 milhões em março).
Caso se configure como tendência nos próximos meses uma diminuição no ritmo de crescimento da operadora, a Tim será obrigada a olhar no retrovisor e acompanhar o crescimento da Claro.
A Claro normalmente apresenta adições líquidas superiores a Tim no 2º e 4º trimestres do ano por apostar mais em promoções.
A liderança da Tim em adições líquidas no ano tem sido obtida com um crescimento mais estável durante o ano. Uma diminuição deste ritmo pode servir de incentivo para a Claro acelerar na busca pelo 2º lugar.
Na Argentina, por exemplo, uma estratégia focada no segmento pós-pago levou a Telecom Personal, controlada pela Telecom Italia, a perder a 2ª colocação para a CTI da América Móvil.
Diante deste quadro pergunta-se:
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