Atualizado em: 10/06/2007
São Paulo vai continuar sendo o 7º em densidade de celular?
São Paulo é o maior estado brasileiro em população (41,5 milhões), quantidade de celulares (25 milhões) e PIB (30,9% do total Brasil). É o terceiro em PIB per capita, atrás do Distrito Federal e do Rio de Janeiro, mas ocupa o sétimo lugar em densidade de celulares no Brasil.
Esta situação inusitada pode, no entanto estar começando a ser revertida este ano. Nos primeiros 4 meses de 2007 São Paulo cresceu pela primeira vez à mesma taxa que o Brasil e superou as Unidades da Federação que estão na sua frente em densidade.
Este crescimento não foi puxado, no entanto, pela região metropolitana de São Paulo (11). Mesmo com a perspectiva de entrada em operação de uma quarta operadora (Unicel) e ocupando a 13ª posição em densidade do Brasil (65,25 cel/100 hab.), esta foi a área que menos cresceu no estado (2,4%). O crescimento maior ocorreu no interior, principalmente nas áreas menos densas (15, 17 e 18) que cresceram na faixa de 4,7 a 6%.
Uma das causas para um menor crescimento de São Paulo é o menor grau de competição entre as operadoras no estado. São Paulo é um dos poucos estados do Brasil atendido por apenas 3 operadoras de celular. A Vivo divide com a CTBC o atendimento nas áreas 16 e 17. Em Minas Gerais, por exemplo, o crescimento do celular se acelerou com a entrada em operação da quarta operadora (Claro) no final de 2005. A situação de São Paulo é a seguinte:
A Claro foi a operadora que mais cresceu no acumulado do ano até abril. A Vivo lidera em 7 das 9 áreas com a Claro sendo a líder nas áreas 16 e 19. A Tim ocupa a 2ª colocação em market share na região metropolitana (11).
Um outro fator a ser considerado é o fato do preço do serviço celular ser mais alto em São Paulo que em outros estados. O minuto de celular pré-pago em São Paulo, por exemplo, é o mais caro do Brasil. Maior inclusive que o praticado em estados com ICMS de 35% como Rondônia ou Rio de Janeiro (30%). O ICMS de São Paulo é de 25%.
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares