Atualizado em: 30/09/07
A Rússia é o país de características mais próximas ao Brasil entre os chamados BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) (mais detalhes)
Fonte: FMI, PPP - Purchanse Power Parity (Paridade do Poder de Compra)
O crescimento do Celular na Rússia tem sido bem mais vigoroso do que no Brasil.
Em 3 anos a Rússia, que possuía uma densidade de celulares inferior à do Brasil em 2003, passou a ter o dobro da densidade de celulares do Brasil (2006).
Diferenças de critérios de contagem de celulares ativos e uma maior carga tributária no Brasil têm um impacto neste quadro, mas não são suficientes para explicar tamanha diferença entre os dois países.
O crescimento do celular na Rússia acelerou-se a partir de 2002 quando as operadoras introduziram de forma massiva os planos pré-pagos, que representam atualmente 90% dos celulares da Rússia.
Os preços dos serviços praticados pelas operadoras de celular na Rússia são também menores que os do Brasil, como ilustrado na tabela a seguir.
* Minutos de uso
MTS e Vimpelcom são as duas maiores operadoras de celular da Rússia com 32,9% e 30,9% de market share respectivamente no 2T07 (mais detalhes)
Estas operadoras optaram por estimular o uso com preços baixos e, apesar do baixo ARPU, apresentaram margem EBITDA superiores a 50% no 2T07. Esta performance deve-se principalmente ao menor custo de aquisição de clientes (SAC) destas operadoras.
*US$ Milhões; ** US$ por adição bruta.
MTS e Vimpelcom utilizam revendas especializadas (dealers) na comercialização. No 2T07, o gasto com comissão para dealers por novo cliente, na MTS, representou 47% dos US$ 29 de SAC. O subsídio aos aparelhos é mínimo na Rússia.
Como resultado, apesar de apresentarem mesma ordem de grandeza de receita e maior ARPU, Tim e Vivo têm um valor de mercado (Maket Cap) de cerca de 40% do destas operadoras.
O exemplo da Rússia mostra que é possível ter operações rentáveis mesmo com baixo ARPU em um país de dimensões continentais. Apostar no volume, estimulando o uso com baixos preços de serviço, e reduzir o custo de aquisição de clientes parecem ser a chave para o sucesso.
Diante deste quadro pergunta-se:
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