Atualizado em: 18/05/2008
Desempenho da A. Móvil/ Telmex e da Telefonica na América Latina no 1T08
Quatro grupos concentram 86,3% dos celulares e 79,1% dos telefones fixos da América Latina (sem Caribe).
O Grupo do mexicano Carlos Slim (América Móvil/Telmex) e o da Telefonica são os dois maiores grupos de telecomunicações da América Latina com 68% dos celulares e 52% dos telefones fixos.
Considerando-se a receita global, o grupo da Telefonica é o maior com uma receita líquida de US$ 22,1 bilhões.
Nota: Receita da Telefonica e da Telecom Italia segundo o IFRS e a da a Móvil/ Telmex segundo os padrões contábeis mexicanos. Receita e Ebitda da Telefonica proporcional a sua participação na operadora (Inclui 62,94% da Vivo).
Na América Latina, o grupo da América Móvil/Telmex superou no 1T08 o da Telefonica em receita líquida e margem EBITDA.
Resultados para a América Latina no 1T08
US$ Bihões
Os dois grupos disputam palmo a palmo este mercado na telefonia fixa e celular. Nos últimos 12 meses a Telefonica apresentou um crescimento maior da sua quantidade de celulares (23%) e a América Móvil/Telmex liderou no crescimento de telefones fixos, fruto da expansão da Embratel na telefonia local no Brasil.
Celulares na América Latina no 1T08
Milhões
Este quadro dificilmente será alterado no curto prazo pelo crescimento orgânico das atuais operações destes grupos.
A Telefonica pode melhorar a sua posição na região com a aquisição da participação da Portugal Telecom na Vivo, mas para se aproximar do Grupo da América Móvil/Telmex na América Latina ela precisaria incorporar as operações da Telecom Itália no Brasil e na Argentina.
Com a incorporação da Tim (Brasil) e da Telecom Personal (Argentina) a Telefonica passaria a ter 149 milhões de celulares e 30 milhões de telefones fixos na América Latina no 1T08. Será muito difícil, no entanto, obter a aprovação das autoridades para a incorporação da Telecom Personal na Argentina. Ela e a Telefonica são as 2 principais operadoras de telefonia fixa do país. A Telefonica pode evitar, no entanto que ela acabe nas mão do seu maior rival na região.
A competição entre estes grupos não se restringe à telefonia fixa e ao celular. Além da banda larga, ambos os grupos estão crescendo no mercado de TV por assinatura na região.
Diante deste quadro pergunta-se:
Mais de 80% das vendas de uma empresa de Telecom são feitas através dos chamados "canais indiretos", os dealers. A Vivo está obtendo tão bons resultados é por saber preservar e tratar bem seus parceiros . Alguns deles , como Cotrim, Comcenter etc , estão com a Vivo desde tempos anteriores a privatização.
Como ex-Diretor de Vendas da Vivo, então Telefonica Celular, fico feliz em ver a reação dessa Empresa, em especial após a adoção do GSM. NENHUMA empresa de Telecom terá bons resultados a longo prazo se não souber manter e qualificar seus "canais indiretos" . Neste requisito, a Vivo também é campeã.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares