Atualizado em: 21/05/2008
Oi e Tim lideram o crescimento do celular nos 4 primeiros meses do ano
Os quatro primeiros meses de 2008 estão mostrando um cenário competitivo bem diferente do apresentado em 2007, quando Claro e Tim apresentaram adições líquidas muito superiores às demais operadoras.
Oi e Tim lideraram o crescimento do celular de Jan-Abr/08 com adições líquidas de 1,8 milhões de celulares, mas estão sendo seguidas de perto por Vivo e Claro com 1,4 milhões de celulares.
Nota: Vivo inclui Telemig e Oi a Amazônia Celular.
A Tim liderou o crescimento em Jan/08 e a Oi em fevereiro e março.
A disputa em Abr/08 mostrou um equilíbrio entre as 4 principais operadoras, com a Oi tendo perdido a liderança devido ao desempenho da Amazônia Celular que perdeu 47 mil clientes no mês.
Neste cenário, merece destaque especial o desempenho da Oi, afinal ela está presente em 16 estados brasileiros enquanto a Tim atende a todas as 27 unidades da federação.
Uma análise do crescimento das operadoras considerando as áreas do Serviço Móvel Celular (SMC) em que era dividido o Brasil ajuda a compreender melhor o desempenho destas operadoras.
Adições Líquidas das Operadoras (Jan-Abr/08)
*Vivo inclui Telemig e Oi a Amazônia Celular.
A Oi obteve 39,4% de suas adições líquidas na área 10 (Nordeste) onde é líder de mercado com 41,1% de market share. Ela ficou com 73% das adições líquidas nesta área (Jan-Abr/08), sendo que no DDD 81 (Recife) e no DDD 85 (Fortaleza) a Oi obteve respectivamente 93% e 100% das adições líquidas em Abr/08.
Em São Paulo, Tim e Claro apresentaram mais que o dobro das adições líquidas da líder de mercado, Vivo (Jan-Abr/08). Das 4 áreas em que é líder de mercado, a Vivo só liderou em adições líquidas nos 4 primeiros meses do ano no Rio Grande do Sul.
A Tim liderou em adições líquidas no Paraná e Santa Catarina onde é líder de mercado com 46,1% de market share e no Norte, onde era a líder até a Oi adquirir a Amazônia Celular.
Market Share das Operadoras de Celular (Abr/08)
As áreas 1/2 (São Paulo) e 10 (Nordeste) são as áreas com mais celulares no Brasil e as que tiveram as maiores adições líquidas (Jan-Abr/08), embora os crescimentos percentuais não tenham sido os maiores. São as áreas mais populosas e, curiosamente, são as duas únicas áreas que ainda possuem apenas 3 operadoras, o que deve ser corrigido em breve com a entrada da Vivo no Nordeste e da Oi em São Paulo.
Celular por Área do SMC
Com este cenário de competição acirrada, o crescimento em 2008 foi expressivo na maior parte do país.
O Norte e BA/SE, áreas que possuem densidades menores, cresceram cerca de 9% nos 4 primeiros meses do ano.
Mesmo RJ/ES, área com maior densidade (80,60 cel/100 hab.) cresceu 5,1%, mais que São Paulo e Rio Grande do Sul.
O Brasil terminou o mês de Abril de 2008 com 127,7 milhões de celulares e uma densidade de 66,84 cel/100 hab. As adições líquidas de 1,9 milhões de celulares do mês representam mais que o dobro das de Abril de 2007.
As adições líquidas acumuladas nos últimos 12 meses já chegam a 24,9 milhões de celulares. O mês de maio, primeiro mês a apresentar um crescimento expressivo em 2007, será um bom termômetro para avaliar o que irá acontecer com o celular no Brasil em 2008.
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares